Formação para a docência na educação profissional e tecnológica

desafios históricos e perspectivas

Autores

  • Luís Roberto da Silva Lampe Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense
  • Jonas Baronio Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
  • Ana Sara Castaman Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do SUl - Campus Sertão
  • Josimar de Aparecido Vieira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V19.2021.705-720.2307

Resumo

O presente estudo trata de forma crítica e reflexiva acerca da formação de professores para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Tem por objetivo demonstrar a centralidade do professor no processo de ensino e aprendizagem, de modo a destacar a importância de uma formação para a docência na EPT. A metodologia empregada fundamenta-se em uma pesquisa de abordagem qualitativa, pautada no método do materialismo histórico dialético e nos objetivos exploratórios. Ainda, utilizou-se da técnica bibliográfica narrativa, concentrada em obras de autores e comentadores que investigam a formação docente para atuar na EPT. Apresenta uma estrutura que pode ser assim descrita: a) aborda o contexto em que está inserida a formação docente para a EPT no Brasil; b) discute os desafios históricos e perspectivas contemporâneas no cenário da formação de professores para a EPT no Brasil. Por fim, trata das considerações finais. Conclui-se que há especificidades que devem ser consideradas na formação de professores para a EPT. A tônica dessa inferência encontra-se no preceito teórico, conceitual e ideológico de tomar os processos formativos e educativos sob o tripé: ensino, pesquisa e extensão.

Palavras-chave: Educação profissional; formação de professores; trabalho como princípio educativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luís Roberto da Silva Lampe, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense

Possui graduação em Ciências Contábeis pela FUNDASUL(1997), especialização em Informática Gerencial pela FUNDASUL(2002) e especialização em Auditoria e Análise de Custos pela FUNDASUL(1999). Atualmente é Contador do Instituto Federal Sul-rio-grandense - Campus Camaquã. 

Jonas Baronio, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (2013) e especialização em Administração Estratégica pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2015). É mestrando no programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, campus Porto Alegre. Atualmente é Coordenador de Contratos na Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Ana Sara Castaman, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do SUl - Campus Sertão

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2003), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2009), mestrado em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2006) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011).

Josimar de Aparecido Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Pedagogia pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1986), especialização em Supervisão Escolar pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1988), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2000) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2011). Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). É membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis), nomeado pela Portaria MEC nº 856 de 17/09/2018. 

Downloads

Publicado

2021-11-23

Como Citar

LAMPE, L. R. da S. .; BARONIO, J.; CASTAMAN, A. S.; VIEIRA, J. de A. Formação para a docência na educação profissional e tecnológica: desafios históricos e perspectivas. Revista Thema, Pelotas, v. 19, n. 3, p. 705–720, 2021. DOI: 10.15536/thema.V19.2021.705-720.2307. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2307. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)