A Pesquisa Baseada em Design (PBD): um levantamento de trabalhos realizados no ensino de Matemática

Gabriel de Oliveira Soares, Aline Grohe Schirmer Pigatto, Eleni Bisognin

Resumo


Com o objetivo de caracterizar os estudos brasileiros que utilizam a Pesquisa Baseada em Design no âmbito do Ensino de/Educação Matemática, esse trabalho apresenta uma Revisão Sistemática de Literatura realizada em três bases de dados, a saber, Scielo, Periódicos CAPES e o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Foram encontrados dezesseis trabalhos que atenderam aos critérios estabelecidos para a busca e a seguir, estes foram lidos e tiveram seus dados organizados em quatro categorias definidas a priori: conteúdos matemáticos trabalhados, perspectivas teórico-metodológicas evidenciadas no trabalho, sujeitos e níveis de ensino e, ainda, principais resultados e avaliação. Constatou-se que a maioria dos estudos se desenvolvem com diferentes objetivos de pesquisa e evidenciam uma diversidade de contextos de aplicações. Destacaram-se, principalmente, no que tange às perspectivas teóricas, as teorias Socioculturais e as aplicações com alunos de cursos superiores. Por fim, ressalta-se que essa revisão é proposta como sugestão de novas leituras aos pesquisadores que se dispõem a trabalhar com a Pesquisa Baseada em Design.


Palavras-chave


Design-Based Research; matemática; revisão sistemática de literatura.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.V16.2019.301-312.1219

Revista Thema

__________________________

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul).
Pelotas/RS - Brasil. 


Indexadores / Indexing

Logotipo do Crossref          

  Logotipo do Latindex