O impacto dos cursos de formação continuada ofertados pelo IFSul Câmpus Lajeado para professores da Educação Básica do Vale do Taquari/RS

Michele Roos Marchesan, Malcus Cassiano Kuhn, Naiara Dal Molin, Meirelis Corin de Oliveira, Helena Miranda da Silva Araújo

Resumo


Este relato de experiência apresenta resultados de um projeto de pesquisa que investigou o impacto dos cursos de formação continuada, ofertados por um Instituto Federal, no fazer pedagógico de professores da Educação Básica da região do Vale do Taquari/RS. O projeto surgiu da necessidade de avaliar cinco cursos de formação continuada, ofertados entre os anos 2015 e 2017, e de planejar outras formações. Para tanto, realizou-se um estudo bibliográfico sobre os temas: formação continuada de professores e metodologias ativas de ensino. A partir desse estudo foram elaborados questionários para diagnosticar o impacto de cada curso de formação continuada no fazer pedagógico, tendo como público-alvo os 90 professores que concluíram as formações. As informações levantadas foram tabuladas e analisadas, à luz do referencial teórico. Os resultados da pesquisa mostram que: os cursos abrangeram 14 municípios da região; 95,56% dos professores participantes atuam em escolas públicas; os cursos permitiram a reflexão sobre a prática docente, a ressignificação de conhecimentos, a discussão de metodologias ativas de ensino e a troca de experiências, contribuindo para formação continuada dos professores.


Palavras-chave


Formação continuada; professores; educação básica; metodologias ativas; reflexão sobre a prática.

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DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.V16.2019.579-588.1215

Revista Thema

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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul).
Pelotas/RS - Brasil. 


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