Sobre a Revista

Qualis Periódicos/CAPES - A2

Quadriênio 2017/2020 - (disponível em: clique aqui; acesso em: 02 jan. 2023)


Regulamento da Revista Thema

Regulamento aprovado pela Resolução N. 185 - CONSUP/IFSul, de 26 de setembro de 2022. Disponível em: http://www.ifsul.edu.br/component/k2/item/2142-resolucao-185-2022 .

Foco e Escopo

Revista Thema (ISSN Eletrônico 2177-2894) é um periódico trimestral multidisciplinar focado nas áreas de ensino e de educação, editado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul). A gestão editorial desta revista é automatizada por meio do Open Journal Systems (OJS), aplicativo computacional de gerenciamento e publicação de revistas eletrônicas desenvolvido pelo Public Knowledge Project (PKP), da University of British Columbia. A submissão de artigos é contínua e feita exclusivamente por meio deste site. Para avaliação dos artigos submetidos será adotado o processo Blind Review (avaliação cega). Atualmente a Revista Thema está indexada no Google Scholar ou Google Acadêmico (ferramenta de pesquisa do Google que permite pesquisar em trabalhos acadêmicos, literatura escolar, jornais de universidades e artigos variados), no Latindex (Sistema Regional de Informação em Linha para Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal), no DOAJ  (Directory of Open Access Journals), no UlrichsWeb (fonte de informação detalhada, fácil de pesquisar, que dá acesso a 300 mil publicações, entre acadêmicas, de investigação, jornais eletrônicos, títulos revistos por pares, revistas conhecidas, jornais, boletins informativos), na Actualidad Iberoamericana (índice internacional de periódicos publicados em espanhol, em vários países da América Latina), no CrossRef (agência oficial de registro de identificador de objeto digital da International DOI Foundation), no LiVre - Revistas de Livre Acesso, e, na Plataforma Sucupira (ferramenta para coletar informações, realizar análises e avaliações e ser a base de referência do Sistema Nacional de Pós-Graduação do Brasil) da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - fundação vinculada ao Ministério da Educação do Brasil que atua na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu em todos os estados brasileiros).

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos enviados ao periódico serão avaliados por pares às cegas por, no mínimo, dois pareceristas externos,  selecionados por especialidade e/ou afinidade em relação ao conteúdo temático dos trabalhos sob apreciação. Caso haja discordância quanto à aceitacao ou rejeição do trabalho, no caso de terem sido designados dois avaliadores externos, será designado um terceiro parecerista, também externo, para o desempate e definição da decisão editorial. Após a avaliação dada pelos pareceristas, o Comitê Científico recomenda, ou não, a publicação do trabalho ao conselho editorial. Os pareceristas da Revista Thema, representantes de cada área de conhecimento, são escolhidos pelo Comitê Científico do periódico.  

Os trabalhos serão publicados na ordem de avaliação. Os trabalhos aprovados que não entrarem na edição seguinte ficam agendados para a próxima edição. O autor será comunicado e pode optar por retirar o artigo da lista de publicação. Trabalhos não aceitos serão devolvidos com as devidas justificativas.

Somente os autores informados no momento da submissão serão incluídos na versão final, caso o artigo seja aceito para publicação na revista. Sendo assim, solicitações para inclusão de novos coautores, durante o processo de avaliação e edição e, mesmo após a publicação, NÃO SERÃO ACEITAS.

Periodicidade

Trimestral

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico do periódico

O primeiro número da Revista Thema foi publicado em 1997. A revista tinha formato impresso e era custeada, em sua íntegra, pela Escola Técnica Federal de Pelotas (ETFPel). Foi idealizada originalmente para divulgar as produções dos seus professores e pesquisadores.

Para adequá-la melhor ao elenco de exigências constantes no instrumento que orientou a avaliação de periódicos científicos da CAPES, em 2010, já como Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), foi implementado um conjunto significativo de alterações na revista, passando a ter a sua divulgação no formato digital. Também foi aberta para receber trabalhos de pesquisadores de todo as instituições do Brasil e do exterior.