Cultivos didáticos como proposta de interdisciplinaridade e de aproximação da comunidade acadêmica com atores do agronegócio

Autores

  • Mônica Daiana de Paula Peters IFSul-Campus Pelotas Visconde da Graça
  • Clóvis Airton Porto Gayer IFSul-Campus Pelotas Visconde da Graça
  • Márcio Paim Mariot IFSul-Campus Pelotas Visconde da Graça
  • Domitila Brzoskowski Chagas

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.309-317.441

Palavras-chave:

plantas de lavoura, aprendizagem, ensino, extensão

Resumo

Ações extensionistas vinculadas às práticas de ensino, junto aos setores produtivos, surgem como formação sistêmica por meio da integração entre ensino e extensão, formando os estudantes em atitudes, habilidades e competências humano-interativas capazes de equalizar e aproximar da dinâmica dos setores produtivos. O campus Pelotas Visconde da Graça do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul-CaVG) vem construindo um espaço de interdisciplinaridade destinado a integrar as atividades no campo do agronegócio, através do projeto Cultivos didáticos. Com o interesse constante dos agentes envolvidos na temática, a participação expressiva de produtores rurais e comunidade acadêmica de ensino agrícola, surge à necessidade de divulgar esta experiência de sucesso, para que outras instituições conheçam esta modalidade de ação integrativa e que, também, possam propor em outros diferentes ramos produtivos da sociedade. Através do projeto tem-se aperfeiçoado as relações entre docentes, discentes e produtores envolvidos na atividade agrícola das culturas, compartilhando experiências e desenvolvendo uma consciência crítica sobre a relação entre ensino, pesquisa e extensão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Daiana de Paula Peters, IFSul-Campus Pelotas Visconde da Graça

Engenheira Agrônoma, Mestre e Doutora em Ciências

Clóvis Airton Porto Gayer, IFSul-Campus Pelotas Visconde da Graça

Engenheiro Agrícola, Especialista em Recursos Hídricos, Docente

Márcio Paim Mariot, IFSul-Campus Pelotas Visconde da Graça

Engenheiro Agrônomo, Doutor em Agronomia, Docente

Domitila Brzoskowski Chagas

Zootecnista

Downloads

Publicado

2017-05-23

Como Citar

PETERS, M. D. de P.; GAYER, C. A. P.; MARIOT, M. P.; CHAGAS, D. B. Cultivos didáticos como proposta de interdisciplinaridade e de aproximação da comunidade acadêmica com atores do agronegócio. Revista Thema, Pelotas, v. 14, n. 2, p. 309–317, 2017. DOI: 10.15536/thema.14.2017.309-317.441. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/441. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Agrárias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)