Avaliação de servidores em Educação sobre condições de risco para a COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V18.Especial.2020.111-123.1825Palavras-chave:
Coronavírus, instituição de ensino, grupos de risco.Resumo
Para reduzir a transmissão do novo Coronavírus e preservar a saúde das pessoas frente à COVID-19, tem sido adotado o distanciamento social, incluindo a suspensão de aulas presenciais. A retomada segura dessas atividades exige a adoção de estratégias para mitigar os efeitos da doença. Entre elas, destaca-se a avaliação das condições de saúde da comunidade escolar. Este trabalho avaliou as condições de risco dos trabalhadores em educação do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) para a COVID-19. Assim, um questionário virtual foi disponibilizado ao público-alvo a fim de coletar informações sobre fatores de risco e exposição ao novo coronavírus. Foram recebidas 952 respostas dentre os 1880 servidores do IFSul. Um elevado percentual (78,99%) dos trabalhadores em educação do IFSul pertence ao grupo de risco para a COVID-19 ou convive com pessoas deste grupo. O uso de transporte coletivo foi relatado por 20,58%. Todos os câmpus do IFSul apresentam servidores no grupo de risco. Esses resultados contribuem com as estratégias de mitigação da COVID-19 no IFSul.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.