Avaliação de servidores em Educação sobre condições de risco para a COVID-19

Autores

  • Marcial Carcamo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - Câmpus Pelotas - Visconde da Graça - Laboratório de Parasitologia Veterinária http://orcid.org/0000-0003-2746-9928
  • Elisabeth Regina Tempel Stumpf
  • Márcio Paim Mariot Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - Câmpus Pelotas - Visconde da Graça

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V18.Especial.2020.111-123.1825

Palavras-chave:

Coronavírus, instituição de ensino, grupos de risco.

Resumo

Para reduzir a transmissão do novo Coronavírus e preservar a saúde das pessoas frente à COVID-19, tem sido adotado o distanciamento social, incluindo a suspensão de aulas presenciais. A retomada segura dessas atividades exige a adoção de estratégias para mitigar os efeitos da doença. Entre elas, destaca-se a avaliação das condições de saúde da comunidade escolar. Este trabalho avaliou as condições de risco dos trabalhadores em educação do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) para a COVID-19. Assim, um questionário virtual foi disponibilizado ao público-alvo a fim de coletar informações sobre fatores de risco e exposição ao novo coronavírus. Foram recebidas 952 respostas dentre os 1880 servidores do IFSul. Um elevado percentual (78,99%) dos trabalhadores em educação do IFSul pertence ao grupo de risco para a COVID-19 ou convive com pessoas deste grupo. O uso de transporte coletivo foi relatado por 20,58%. Todos os câmpus do IFSul apresentam servidores no grupo de risco. Esses resultados contribuem com as estratégias de mitigação da COVID-19 no IFSul.

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Biografia do Autor

Elisabeth Regina Tempel Stumpf

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - Câmpus Pelotas - Visconde da Graça

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Publicado

2020-07-30

Como Citar

CARCAMO, M.; STUMPF, E. R. T.; MARIOT, M. P. Avaliação de servidores em Educação sobre condições de risco para a COVID-19. Revista Thema, Pelotas, v. 18, n. ESPECIAL, p. 111–123, 2020. DOI: 10.15536/thema.V18.Especial.2020.111-123.1825. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1825. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas

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