A pessoa com deficiência intelectual e a formação de professores de Educação Física: uma revisão bibliográfica.

Autores

  • Fabiane de Oliveira Dorneles Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Tuany Defaveri Begossi Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Janice Zarpellon Mazo Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.262-273.436

Palavras-chave:

Deficiência Intelectual, Educação Física, Formação Profissional

Resumo

.  O presente estudo teve por objetivo verificar a produção de conhecimento acerca da formação de professores de educação física para atuação junto das pessoas com deficiência intelectual. Para sua realização, procedeu-se a coleta de artigos em revistas eletrônicas da área da Educação Física e da Educação Especial, como também em livros, uma dissertação de mestrado e uma tese de doutorado. As informações obtidas por meio da revisão bibliográfica apontaram que medidas legais foram sendo estabelecidas para atender e incluir as pessoas com deficiência no contexto escolar. Estas medidas se deram, sobretudo, a partir da alteração dos programas de formação de professores. No entanto, no que concerne, especificamente, à formação de professores de educação física para atuação junto das pessoas com deficiência intelectual, a literatura consultada ainda carece de registro e aprofundamento, uma vez que, grande parte das pesquisas localizadas se dedicam a descrever características das síndromes que apresentam de alguma forma, características relacionadas com a deficiência intelectual e não ampliam suas análises para a inserção destas pessoas em contextos sociais, tais como a escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiane de Oliveira Dorneles, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada e Bacharel em Educação Física pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Membro do Núcleo de Estudos em História do Esporte e da Educação Física (NEHME/UFRGS). Áreas de atuação e pesquisa: educação física especial e esportes adaptados e paralímpicos.

Tuany Defaveri Begossi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharela em Educação Física pela ESEFID/UFRGS (2015). Licenciada em Educação Física pela ESEFID/UFRGS (2013). Membro do Núcleo de Estudos em História do Esporte e da Educação Física (NEHME/UFRGS). Experiência na área de pesquisa em Educação Física, com ênfase no Esporte Paralímpico e Adaptado, História do Esporte e da Educação Física e Formação de professores.

Janice Zarpellon Mazo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialização em Técnica Desportiva Voleibol. Especialização em Pesquisa Curricular. Mestrado em Ciência do Movimento Humano pela UFSM. Doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto. Atualmente é professora associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: História do Esporte e da Educação Física, Esporte Adaptado e Esporte Paralimpico; Esportes-Surdos.

Downloads

Publicado

2017-05-23

Como Citar

DORNELES, F. de O.; BEGOSSI, T. D.; MAZO, J. Z. A pessoa com deficiência intelectual e a formação de professores de Educação Física: uma revisão bibliográfica. Revista Thema, Pelotas, v. 14, n. 2, p. 262–273, 2017. DOI: 10.15536/thema.14.2017.262-273.436. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/436. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências da Saúde

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)