Jogos Escolares de Petrolina: apontamentos históricos (década de 1970)

Autores

  • Luciano Juchem Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Marines Matter de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Tuany Defaveri Begossi Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Carlos Adelar Abaide Balbinotti Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.1362-1375.1012

Palavras-chave:

Jogos Escolares, Competição esportiva, Escola.

Resumo

Os Jogos Escolares de Petrolina (JEP) é uma competição esportiva escolar realizada entre alunos de escolas públicas e privadas da cidade de Petrolina, em Pernambuco, que existe há mais de 45 anos. Dada sua importância junto à comunidade, o presente estudo teve por objetivo investigar como sucederam as primeiras edições dos JEP ocorridas nos primeiros anos da década de 1970. Para tal, foram analisadas fontes impressas e fontes orais, sendo essas últimas obtidas por meio da gravação de entrevistas com professores que participaram da criação dos JEP. Além disso, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre a temática dos jogos escolares. A análise dos dados revelou que a criação dos JEP foi uma incumbência dada pelo Departamento Regional de Educação (DERE), a três professores de Educação Física, que ocupavam também cargos de policiais militares. As primeiras edições da competição escolar tinham semelhanças com competições que privilegiavam o esporte olímpico de alto rendimento. No que concerne à Educação Física, ressaltamos como reflexo do movimento advindo com a ditadura militar, a inserção e o estímulo da prática esportiva nas aulas desta disciplina, além da realização de competições escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Juchem, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Possui graduação em Curso de Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988) e mestrado e doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi professor de tênis e coordenador técnico da escola de formação da Associação Leopoldina Juvenil. Integrante do Núcleo de Pesquisa em Pedagogia e Psicologia do Esporte - NP3-Esporte (UFRGS). Atualmente é professor assistente no Curso de Educação Física da Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Marines Matter de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda em Ciências do Movimento Humano/UFRGS. Especialização em Gênero e Diversidade na Escola pela Universidade Federal de Santa Catarina. Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Foi professora substituta do Colégio de Aplicação/UFRGS no período de 2013 a 2015. Atualmente é professora da rede de Canoas.

Tuany Defaveri Begossi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH), na linha de pesquisa Representações Sociais do Movimento Humano, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestra em Ciências do Movimento Humano pelo PPGCMH/ESEFID/UFRGS (2017). Bacharela em Educação Física pela ESEFID/UFRGS (2015). Licenciada em Educação Física pela ESEFID/UFRGS (2013). Membro do Núcleo de Estudos em História do Esporte e da Educação Física (NEHME/UFRGS). Atua principalmente nos seguintes temas: Estudos históricos e socioculturais do Esporte e da Educação Física, Esporte Paralímpico e Adaptado e Formação de professores.

Carlos Adelar Abaide Balbinotti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor de Educação Física licenciado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984), mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto (2003). Atualmente é professor Associado da ESEF/UFRGS. Tem experiência na área da Educação Física, com ênfase em Pedagogia do Treino Desportivo.

Downloads

Publicado

2018-10-03

Como Citar

JUCHEM, L.; DE SOUZA, M. M.; BEGOSSI, T. D.; BALBINOTTI, C. A. A. Jogos Escolares de Petrolina: apontamentos históricos (década de 1970). Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 4, p. 1362–1375, 2018. DOI: 10.15536/thema.15.2018.1362-1375.1012. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1012. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)