Jogos Escolares de Petrolina: apontamentos históricos (década de 1970)
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.1362-1375.1012Palavras-chave:
Jogos Escolares, Competição esportiva, Escola.Resumo
Os Jogos Escolares de Petrolina (JEP) é uma competição esportiva escolar realizada entre alunos de escolas públicas e privadas da cidade de Petrolina, em Pernambuco, que existe há mais de 45 anos. Dada sua importância junto à comunidade, o presente estudo teve por objetivo investigar como sucederam as primeiras edições dos JEP ocorridas nos primeiros anos da década de 1970. Para tal, foram analisadas fontes impressas e fontes orais, sendo essas últimas obtidas por meio da gravação de entrevistas com professores que participaram da criação dos JEP. Além disso, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre a temática dos jogos escolares. A análise dos dados revelou que a criação dos JEP foi uma incumbência dada pelo Departamento Regional de Educação (DERE), a três professores de Educação Física, que ocupavam também cargos de policiais militares. As primeiras edições da competição escolar tinham semelhanças com competições que privilegiavam o esporte olímpico de alto rendimento. No que concerne à Educação Física, ressaltamos como reflexo do movimento advindo com a ditadura militar, a inserção e o estímulo da prática esportiva nas aulas desta disciplina, além da realização de competições escolares.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.