Exercício nórdico na prevenção de lesões por estiramento de isquiotibiais em jogadores de futebol profissional

uma revisão sistemática

Autores

  • Ludymylla Nogueira Mendes Universidade Evangélica de Goias – UniEVANGÉLICA, Campus Ceres/GO - Brasil
  • Djeovana Soares Neves Universidade Evangélica de Goias – UniEVANGÉLICA, Campus Ceres/GO – Brasil
  • Sara Miguel de Oliveira Universidade Evangélica de Goias – UniEVANGÉLICA, Campus Ceres/GO – Brasil
  • Rafaela de Souza Damas Universidade Evangélica de Goias – UniEVANGÉLICA, Campus Ceres/GO – Brasil
  • Renata Souza Nunes Universidade Evangélica de Goias – UniEVANGÉLICA, Campus Ceres/GO – Brasil
  • Murilo Marques Costa Universidade Evangélica de Goias – UniEVANGÉLICA, Campus Ceres/GO – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V23.2024.267-279.3604

Palavras-chave:

exercício nórdico, futebol, isquiotibiais, prevenção

Resumo

Os isquiotibiais são um dos grupos musculares mais lesionados no meio esportivo. E o exercício nórdico (EN) apresenta-se como uma alternativa, que visa a prevenção de lesões por estiramento de isquiotibiais e o aumento da força muscular. Este estudo tem como objetivo evidenciar qual a eficácia que o exercício nórdico apresenta na prevenção, diminuição de lesões por estiramento e sua relação com o fortalecimento excêntrico dos isquiotibiais em jogadores de futebol profissional. A elaboração desta revisão sistemática baseou-se em artigos do setor de saúde, publicados entre os anos de 2019 e 2023, provenientes de ensaios clínicos randomizados, estudos de coorte, estudos de caso-controle e séries de casos, disponibilizados no idioma inglês e português. Foram utilizadas como bases para a coleta de dados a PubMed, Periódicos CAPES e Cochrane. As evidências obtidas nesta pesquisa demonstraram que o EN apresenta resultados pertinentes no aumento do fortalecimento excêntrico e redução da incidência de lesões. Assim, é possível contribuir para o âmbito da saúde, corroborando para uma prática cientificamente fundamentada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ludymylla Nogueira Mendes, Universidade Evangélica de Goias – UniEVANGÉLICA, Campus Ceres/GO - Brasil

Formada em Fisioterapia na Universidade Evangélica de Goiás - Campus Ceres.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0173597985244253

Djeovana Soares Neves, Universidade Evangélica de Goias – UniEVANGÉLICA, Campus Ceres/GO – Brasil

Graduanda do curso de Fisioterapia pela Universidade Evangélica de Goiás - campus Ceres.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2634195813603045

Sara Miguel de Oliveira, Universidade Evangélica de Goias – UniEVANGÉLICA, Campus Ceres/GO – Brasil

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Estadual Polivalente Rui Barbosa(2018). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3714655316980453

Rafaela de Souza Damas, Universidade Evangélica de Goias – UniEVANGÉLICA, Campus Ceres/GO – Brasil

Possui ensino-medio-segundo-graupelo CENTRO DE ENSINO EM PERIDO INTEGRAL JOÃO XXIII(2017). Atualmente é ASSISTENTE ADMINISTRATIVO FINANCEIRO da INDUSTRIA E COMERCIO DE FERRO E AÇO VITORIA LTDA. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9417371230158175

Renata Souza Nunes, Universidade Evangélica de Goias – UniEVANGÉLICA, Campus Ceres/GO – Brasil

Graduação em Fisioterapia pela FUNEC - SP (2004), Mestre em Ciências Ambientais pelo Centro Universitário de Anápolis, UniEvangélica. Especialização em Docência do Ensino Superior, e Fisioterapia do Trabalho e Ergonomia. Docente do Ensino Superior; Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) como coordenadora de Estágio Supervisionado do Curso de Fisioterapia; do Núcleo Docente Estruturante (NDE) como coordenadora de TCC do curso de Biomedicina e Enfermagem; Coordenadora da linha de pesquisa de Iniciação Científica: Reabilitação Cinesioterapêutica; e Coordenadora da Liga Acadêmica Multidisciplinar de Ceres (LAMUC); na Universidade Evangélica de Goiás - Campus Ceres. Atuação como Perito Judicial. Experiência na área de Fisioterapia clínica, pesquisa e assistência direta na área do Trabalho e Ergonomia em Usinas com produção de Etanol, Açúcar e Energia. Elaboração e execução de cursos, treinamentos, palestras, projetos de extensão e material educativo na área de abrangência.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5939446128084399

Murilo Marques Costa, Universidade Evangélica de Goias – UniEVANGÉLICA, Campus Ceres/GO – Brasil

Doutorando em Administração, PPGADM - Universidade Federal de Goiás - UFG. Mestre em Gestão, Educação e Tecnologias, Universidade Estadual de Goiás - UEG; Especialização em Controladoria e Finanças pela FACER Faculdades Rubiataba-GO (2016). Graduado em Administração pela Faculdade de Ceres-GO (2014). Analista Comportamental Master pela Solides LCC International. Atua nas áreas de Consultoria Organizacional, Desenvolvimento e Gestão de Pessoas e Auditorias Trabalhistas e Tributária. Atualmente é Docente e Coordenador de Ensino e Aprendizagem na Universidade Evangélica de Goiás Campus Ceres.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1548057223083619

Downloads

Publicado

2024-04-22

Como Citar

MENDES, L. N.; NEVES, D. S.; OLIVEIRA, S. M. de; DAMAS, R. de S.; NUNES, R. S.; COSTA, M. M. Exercício nórdico na prevenção de lesões por estiramento de isquiotibiais em jogadores de futebol profissional: uma revisão sistemática. Revista Thema, Pelotas, v. 23, n. 1, p. 267–279, 2024. DOI: 10.15536/thema.V23.2024.267-279.3604. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3604. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências da Saúde