Uma unidade de ensino sobre cesta básica para Educação Financeira na Educação de Jovens e Adultos
DOI:
https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3498Palavras-chave:
EJA, Financeira, Educação Matemática, UEPS, Unidade de EnsinoResumo
A Educação Financeira é um processo de ensino no qual sujeitos inseridos e atuantes em sociedade melhoram sua compreensão em relação aos conceitos e produtos financeiros, de maneira que, com informação, formação e orientação, possam desenvolver os valores e as competências necessárias para tomar decisões conscientes. É importante destacar que o presente estudo está ligado a dissertação de mestrado intitulado UEPS para a investigação da Educação Financeira na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e possui vínculo com o Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física (PPGEMEF) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – RS. Tal artigo objetiva apresentar uma unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) para o ensino da Educação Financeira através de situações didáticas interdisciplinares que gerem transformações de tratamentos e conversões dos Registros de Representação Semiótica, promovendo a criticidade e o desenvolvimento da Literacia Financeira. Para tanto, é realizada uma pesquisa qualitativa com caráter teórico exploratório de cunho bibliográfico. A unidade de ensino é fundamentada metodologicamente na Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica de Marco Antonio Moreira. A unidade de ensino que é destacada aqui é denominada Comer custa caro? e é destinada aos Anos Finais do Ensino Fundamental, especificamente, ao 6º ano, envolvendo a temática da Cesta Básica que relaciona situações do cotidiano de operações econômicas e financeiras ao caráter de vida equilibrada e sustentável diante da tomada de decisões. É esperado que a unidade de ensino abranja, cada vez mais, a mobilização de distintos registros, buscando relações entre conceitos/conteúdos matemáticos diante de situações de consumo do ambiente dos jovens e adultos com intuito de simular e provocar aspectos reflexivos no processo de deliberação financeira.
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