Metodologias Ativas na Aprendizagem da Programação Orientada a Objetos

Autores

  • Fábio Aiub Sperotto Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC
  • Claudio Cleverson de Lima Instituto Federal de Sergipe - IFSE

DOI:

https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3492

Palavras-chave:

Metodologia Ativa, Programação Orientada a Objetos, Aprendizagem

Resumo

Nos diferentes níveis de formação na área de Informática estão presentes disciplinas introdutórias de programação, incluindo o paradigma de orientação a objetos. Neste paradigma, são observadas dificuldades de aprendizagem quando os discentes são submetidos a um raciocínio mais abstrato podendo provocar reprovação e desistência. Por outro lado, as metodologias ativas de ensino-aprendizagem visam fornecer novas estratégias para a mitigação dessas dificuldades. O presente estudo teve por objetivo analisar como as metodologias ativas podem auxiliar, em uma melhor compreensão do paradigma de orientação a objetos. A pesquisa ocorreu de forma exploratória, em publicações da área, e por meio de questionários aplicados em uma disciplina ministrada pelo autor. Como resultado, verificou-se que as estratégias peer instruction e a aprendizagem baseada em problemas e projetos, são consideradas positivas no suporte da aprendizagem à programação orientada a objetos. Essas metodologias tendem a serem as mais utilizadas de acordo com as publicações relacionadas e mediante as análises da prática docente do presente autor, diminuindo as dificuldades de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Aiub Sperotto, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

Possui graduação em Sistemas de Informação (Bacharel) pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Mestre em Modelagem Computacional pela Universidade Federal de Rio Grande (FURG). Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Licenciado em Ciência da Computação pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). Tem experiência na área de Ciência da Computação: desenvolvimento de sistemas para web, Engenharia de Software, gestão do conhecimento e sistemas multiagentes. Atualmente é professor (presencial/EaD) e pesquisador no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) nas áreas de Sistemas para Web, Banco de Dados, Sistemas Distribuídos e Sistemas Multiagentes. Professor de disciplinas em cursos Técnico, Superior e Pós-graduação. Orientador de Trabalhos de Conclusão de Curso e Mentor de Tecnologia em eventos de inovação.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5891444821920038  
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7153-5630

Claudio Cleverson de Lima, Instituto Federal de Sergipe - IFSE

Professor de Informática no Instituto Federal de Sergipe, Pós-doutorando em Internet das Coisas na Ciência da Informação no PPGCI UFAL, Maceió. Professor Licenciado em Computação (2011) e Pedagogia (2021), doutor em Educação (UNISINOS, 2021) e doutor em Ciência e Tecnologia Web (Universidade Aberta/UTAD, Portugal, 2021). Mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social, ênfase em Linguagens e Tecnologias (FEEVALE, 2014), e Especialista em Mídias na Educação (UFPel, 2013). Professor pesquisador no Laboratório de Sistemas Inteligentes da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro/ UTAD, Vila Real, Portugal (2022 e 2023). Desenvolve pesquisas nas áreas de Sistemas Computacionais Inteligentes, Tecnologias Educacionais (EdTech) Gamificação, Mobile Learning e Internet das Coisas nas suas relações com os espaços de aprendizagem escolares e não-escolares contemporâneos.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1572779834379796
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0762-9680

Downloads

Publicado

2025-09-30

Como Citar

SPEROTTO, F. A.; DE LIMA, C. C. Metodologias Ativas na Aprendizagem da Programação Orientada a Objetos. Revista Thema, Pelotas, v. 24, n. 2, 2025. DOI: 10.15536/revistathema.24.2025.3492. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3492. Acesso em: 8 out. 2025.

Edição

Seção

Ciências Humanas