Metodologias Ativas na Aprendizagem da Programação Orientada a Objetos
DOI:
https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3492Palabras clave:
Metodologia Ativa, Programação Orientada a Objetos, AprendizagemResumen
Nos diferentes níveis de formação na área de Informática estão presentes disciplinas introdutórias de programação, incluindo o paradigma de orientação a objetos. Neste paradigma, são observadas dificuldades de aprendizagem quando os discentes são submetidos a um raciocínio mais abstrato podendo provocar reprovação e desistência. Por outro lado, as metodologias ativas de ensino-aprendizagem visam fornecer novas estratégias para a mitigação dessas dificuldades. O presente estudo teve por objetivo analisar como as metodologias ativas podem auxiliar, em uma melhor compreensão do paradigma de orientação a objetos. A pesquisa ocorreu de forma exploratória, em publicações da área, e por meio de questionários aplicados em uma disciplina ministrada pelo autor. Como resultado, verificou-se que as estratégias peer instruction e a aprendizagem baseada em problemas e projetos, são consideradas positivas no suporte da aprendizagem à programação orientada a objetos. Essas metodologias tendem a serem as mais utilizadas de acordo com as publicações relacionadas e mediante as análises da prática docente do presente autor, diminuindo as dificuldades de aprendizagem.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.