A Governança e a Gestão Docente no/para o Magistério Superior Federal
Um Estudo de Caso na Instituição Militar
DOI:
https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3167Palavras-chave:
legislação, Governança, Gestão e Atribuições docentesResumo
Este artigo discute a governança e a gestão das atribuições docentes no magistério superior federal, com ênfase nas instituições de ensino superior militar. O problema central considera emergente a discussão sobre as desigualdades na governança educacional em contexto militar, especificamente em relação à atividade docente civil nas Ciências Humanas. A pergunta de partida é: quais são os dispositivos que sustentam legalmente a materialização da governança das atividades docentes civis na caserna? Por meio de um estudo de caso único ancorado nas ciências humanas, foi desenvolvido um corpus baseado em fontes teóricas, normativas, documentais e de autonarrativa. A análise abrangeu a literatura especializada, as políticas regulatórias e legais, bem como os processos decisórios relativos às atividades docentes. A investigação verificou que a governança na caserna define a gestão de processos e pessoas de forma distinta em relação à governança civil. Foram identificadas dissonâncias nas atribuições docentes, tanto em aspectos conceituais quanto normativos, quando comparadas às atribuições em instituições públicas civis e outras organizações militares. Os entendimentos divergentes sobre as atribuições docentes revelaram impactar menos na autonomia docente do que na pesquisa científica, especialmente aquelas associadas às ciências humanas. O estudo aponta para a urgência de ampliar a discussão sobre governança e gestão no contexto militar, contribuindo para uma compreensão mais aprofundada da integração das práticas docentes civis na caserna. Busca-se, assim, o alinhamento entre a legislação educacional do magistério superior federal e a do Exército brasileiro, considerando os valores éticos, profissionais e humanizados defendidos na vida pública.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.