Lo (Re)Inventar Del Profesor En/Para La Educación Superior Federal:

Un Estudio De Caso En La Institución Militar

Autores/as

  • Cristina Novikoff Centro de Estudos de Pessoal - EB
  • Valéria Marques de Oliveira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - URRRJ

DOI:

https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3167

Palabras clave:

legislação, Governança, Gestão e Atribuições docentes

Resumen

El presente estudio discute la relación entre la Cultura Organizacional Militar y la gestión pública, la gestión de las atribuciones docentes en la educación superior. Se trata de un estudio de caso de carácter cualitativo a través de la revisión bibliográfica, el análisis documental y la observación con el uso del análisis narrativo dialógico emancipador. Al revisar la literatura, se observa que el tema es poco tratado en las revistas brasileñas, a pesar de estar delimitado en la legislación, discutido en agencias de desarrollo, sindicatos, pasillos y salas de la academia. Las escasas producciones disponibles en la base de datos electrónica Scientific Electronic Library Online (SciELO) indican la existencia de un vacío investigativo sobre el ser/hacer en la academia militar. Los estudios se centran en la formación docente, la enfermedad docente o los aspectos legales y conceptuales de la gobernanza. Este texto abre una discusión para ser realizada y profundizada por los pares.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cristina Novikoff, Centro de Estudos de Pessoal - EB

Possui pós-doutorado em Educação pela FEBFE/UERJ (2013), Doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela PUCSP (2006), Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro pela UERJ (2002), Especialista em Formação de Docentes para o Ensino Superior pela Universidade Gama Filho (2000), em Psicopedagogia na Educação pela Fundação Educacional Rosemar Pimentel (1998) e, em Ginástica Escolar pela Fundação Oswaldo Aranha (1993). É Graduada em Pedagogia pela Fundação Educacional Rosemar Pimentel (1990) e em Educação Física pelo Centro Universitário de Volta Redonda (1987). Atuou em diferentes Instituições de Educação e níveis de ensino, o que lhe permitiu ampliar seu olhar para o ensino, a pesquisa e extensão. Concursada na Universidade Federal de Campina Grande ? UFCG na cidade de Cajazeiras, no estado da Paraíba, em 2015, onde atuou como professora do magistério superior na graduação e como professora colaboradora no Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras), nas funções de Assessora de Pesquisa e Pós-Graduação do Centro de Formação de Professores, como Membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos - CEP/ HUAC e do Conselho Superior de Pesquisa. Em 2020 passou a atuar no Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias - CEP/FDC, na cidade do Rio de Janeiro (RJ) nos programas de pós-graduação lato e stricto sensu. Foi Editor-gerente da RPI - Revista de Pesquisas Interdisciplinares ? CFP/UFCG e foi líder do Laboratório do Grupo de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais na/para Formação de Professores - LAGERES/UFCG/DGPCNPq (2010-2022). Atualmente é líder do grupo de pesquisa NeuroMil: da formação ao combate (PROPESQUISA2022/CADESM/EB). 

Valéria Marques de Oliveira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - URRRJ

Psicologia (Universidade do Estado do Rio de Janeiro/1986), Pedagogia (Instituto Isabel/1988), Psicopedagogia (UERJ- 1995), Especialização em: Treinamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos (Faculdade São Judas Tadeu/1991), em Gestalt-terapia (Clínica de Psicoterapia Vita/1986), em Educação Especial/Pessoas com Deficiência Auditiva (UNIRIO/2008), em Educação a Distância (UNB/2009), em Equoterapia (Ibiúna, incompleto), Mestrado em Educação (Universidade do Estado do Rio de Janeiro/1996), Doutorado em Psicologia (Universidade Federal do Rio de Janeiro/2005), Pós-doutorado em Educação (Universidade do Estado do RJ/2011). Atualmente é professora na pós-graduação Stricto Sensu de Psicologia (Mestrado/Doutorado) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Lidera o grupo de pesquisa: "Aprendizagem e Cultura Organizacional na contemporaneidade: Narrativas dialógicas emancipatórias" 

Publicado

2025-09-25

Cómo citar

NOVIKOFF, C.; OLIVEIRA, V. M. de. Lo (Re)Inventar Del Profesor En/Para La Educación Superior Federal: : Un Estudio De Caso En La Institución Militar. Revista Thema, Pelotas, v. 24, n. 2, p. 1–28, 2025. DOI: 10.15536/revistathema.24.2025.3167. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3167. Acesso em: 30 sep. 2025.

Número

Sección

Ciências Humanas