Lo (Re)Inventar Del Profesor En/Para La Educación Superior Federal:
Un Estudio De Caso En La Institución Militar
DOI:
https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3167Palabras clave:
legislação, Governança, Gestão e Atribuições docentesResumen
El presente estudio discute la relación entre la Cultura Organizacional Militar y la gestión pública, la gestión de las atribuciones docentes en la educación superior. Se trata de un estudio de caso de carácter cualitativo a través de la revisión bibliográfica, el análisis documental y la observación con el uso del análisis narrativo dialógico emancipador. Al revisar la literatura, se observa que el tema es poco tratado en las revistas brasileñas, a pesar de estar delimitado en la legislación, discutido en agencias de desarrollo, sindicatos, pasillos y salas de la academia. Las escasas producciones disponibles en la base de datos electrónica Scientific Electronic Library Online (SciELO) indican la existencia de un vacío investigativo sobre el ser/hacer en la academia militar. Los estudios se centran en la formación docente, la enfermedad docente o los aspectos legales y conceptuales de la gobernanza. Este texto abre una discusión para ser realizada y profundizada por los pares.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.