Ateliê do Som: proposta de uma estratégia baseada na Educação STEAM para a aprendizagem de ondas sonoras

Autores

  • Emerson de Souza Queiroz Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ
  • Marcus Vinicius Pereira Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ

DOI:

https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.2990

Palavras-chave:

Música, Ondas sonoras, STEAM

Resumo

Apesar de o estudo das ondas sonoras possuir relevância, ainda são incipientes aplicações práticas considerando a abstração do tema. Esta pesquisa tem por objetivo propor uma estratégia didática para o ensino de ondas sonoras por meio da educação STEAM, que resultou em um vídeo para apresentar o Ateliê do Som – um ambiente de aprendizagem colaborativa para o uso pedagógico do instrumento musical de 14 cordas – uma cítara em formato de quebra-cabeças. Além desse instrumento, seis artefatos textuais foram confeccionados – manual de montagem, itinerário pedagógico e quatro dinâmicas de aprendizagem. O vídeo como produto educacional foi aplicado remotamente com 23 professores da Educação Básica pública das áreas de Matemática e Ciências da Natureza. Como resultado, podemos afirmar que o produto atendeu às expectativas para apresentar o potencial do Ateliê do Som, tornando viável e aplicável os artefatos associados à estratégia didática, conforme evidenciaram as respostas dos docentes participantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emerson de Souza Queiroz, Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ

Mestre em Ensino de Ciências, Especialista em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática e Licenciado em Matemática. Agraciado com os Prêmios: Shell de Educação Científica em 2017; Música, Segurança e Saúde no Trabalho do Sistema Firjan em 2013; Excelência em Educação no Município de Japeri em 2007. Docente na Educação Superior, Educação Básica, programas de formação de professores e Educação a Distância.

Marcus Vinicius Pereira, Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ

Doutor em Educação em Ciências e Saúde, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática e Licenciado em Física. É Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ. Professor titular e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PROPEC) do IFRJ, onde exerce a função de Pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação.

Downloads

Publicado

2025-09-23

Como Citar

DE SOUZA QUEIROZ, E.; PEREIRA, M. V. Ateliê do Som: proposta de uma estratégia baseada na Educação STEAM para a aprendizagem de ondas sonoras. Revista Thema, Pelotas, v. 24, n. 2, p. 1–16, 2025. DOI: 10.15536/revistathema.24.2025.2990. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2990. Acesso em: 25 set. 2025.

Edição

Seção

Ciências Humanas