Atelier do Som: propuesta de una estrategia basada en STEAM Education para el aprendizaje de las ondas sonoras
DOI:
https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.2990Palabras clave:
Música, Ondas sonoras, STEAMResumen
Si bien el estudio de las ondas sonoras es relevante, las aplicaciones prácticas aún son incipientes considerando la abstracción del tema. Esta investigación tiene como objetivo proponer una estrategia didáctica para la enseñanza de las ondas sonoras a través de la educación STEAM, que resultó en un video para presentar el Ateliê do Som - un ambiente de aprendizaje colaborativo para el uso pedagógico del instrumento musical de 14 cuerdas - una cítara en rompecabezas formato. Además de este instrumento, se realizaron seis artefactos textuales: manual de montaje, itinerario pedagógico y cuatro dinámicas de aprendizaje. El video como producto educativo se aplicó de forma remota con 23 docentes de Educación Básica pública en las áreas de Matemáticas y Ciencias Naturales. Como resultado, podemos decir que el producto cumplió con las expectativas para presentar el potencial del Ateliê do Som, haciendo viables y aplicables los artefactos asociados a la estrategia didáctica, como lo demuestran las respuestas de los profesores participantes.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.