Sentidos e significados atribuídos à formação docente por egressos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)

Autores

  • André de Araújo Moraes Universidade de Taubaté - Unitau
  • Virgínia Mara Próspero da Cunha Universidade de Taubaté - Unitau

DOI:

https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.2956

Palavras-chave:

Formação docente, PIBID, Sentidos, Significados

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação de professores. No referencial teórico, aspectos centrais da formação e do desenvolvimento profissional docente estão alicerçados em importantes contribuições contemporâneas. A pesquisa, de abordagem qualitativa, contou com a participação de 40 sujeitos que responderam a um questionário, além de 5 entrevistados. A análise dos dados foi conduzida à luz da teoria dos Núcleos de Significação, fundamentada nos pressupostos da Psicologia Sócio-Histórica. Os resultados apontaram como principais contribuições do programa: a vivência da docência no contexto escolar, o papel dos professores supervisores como coformadores, a articulação entre teoria e prática e a relevância da aprendizagem colaborativa. Conclui-se que o PIBID, em articulação com a formação inicial recebida na graduação, potencializa uma formação docente mais consistente e alinhada às demandas da realidade escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André de Araújo Moraes, Universidade de Taubaté - Unitau

Doutorando em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela Unesp e Mestre em Educação pela Universidade de Taubaté (Unitau, 2019). Pesquisas com ênfase na formação de professores, ensino-aprendizagem, tecnologias educacionais e afetividade. 

Virgínia Mara Próspero da Cunha, Universidade de Taubaté - Unitau

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade de Taubaté (1986), graduação em Licenciatura em Pedagogia, habilitação em Administração Escolar, pela Universidade de Taubaté (1989), graduação em Licenciatura em Pedagogia, habilitação em Magistério, pela Faculdade de Educação de Guaratinguetá (1996), MESTRADO em Educação: Psicologia da Educação, pela Pontificia Universidade Católica de São Paulo (2003) e DOUTORADO em Educação: Psicologia da Educação, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). PROFESSORA ASSISTENTE III, efetiva, titular da disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, da UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ - SP (de 1997 a 2021), tendo atuado como Coordenadora Pedagógica do curso de Educação Física (2008 a 2010 e 2016 a 2019), Diretora do Departamento de Educação Física da UNITAU (2011 a 2016). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UNITAU. Representante do corpo docente da Área de Biociências, no Conselho de Administração (CONSAD), da Universidade de Taubaté. Professora Coordenadora do Subprojeto Educação Física PIBID/CAPES/UNITAU (Subprojeto Educação Física - 2011 a 2018) e Coordenadora Institucional do Programa de Residência Pedagógica/CAPES/UNITAU (2018 - 2021). assessora e coordenadora dos Programas e Projetos de Extensão, Pró-reitoria de Extensão, Universidade de Taubaté (2020 - 2021) Atualmente é PROFESSORA PERMANENTE do MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO /UNITAU (2014 - atual). Tem experiência na área de Educação Física Escolar e Educação, com ênfase em Avaliação e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física Escolar, Avaliação da Aprendizagem, Atividades Lúdicas na Educação Básica e Formação de Professores. 

Downloads

Publicado

2025-09-23

Como Citar

DE ARAÚJO MORAES, A.; CUNHA, V. M. P. da. Sentidos e significados atribuídos à formação docente por egressos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Revista Thema, Pelotas, v. 24, n. 2, p. 1–21, 2025. DOI: 10.15536/revistathema.24.2025.2956. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2956. Acesso em: 25 set. 2025.

Edição

Seção

Ciências Humanas