Sentidos e significados atribuídos à formação docente por egressos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)
DOI:
https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.2956Palavras-chave:
Formação docente, PIBID, Sentidos, SignificadosResumo
Este estudo teve como objetivo analisar as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação de professores. No referencial teórico, aspectos centrais da formação e do desenvolvimento profissional docente estão alicerçados em importantes contribuições contemporâneas. A pesquisa, de abordagem qualitativa, contou com a participação de 40 sujeitos que responderam a um questionário, além de 5 entrevistados. A análise dos dados foi conduzida à luz da teoria dos Núcleos de Significação, fundamentada nos pressupostos da Psicologia Sócio-Histórica. Os resultados apontaram como principais contribuições do programa: a vivência da docência no contexto escolar, o papel dos professores supervisores como coformadores, a articulação entre teoria e prática e a relevância da aprendizagem colaborativa. Conclui-se que o PIBID, em articulação com a formação inicial recebida na graduação, potencializa uma formação docente mais consistente e alinhada às demandas da realidade escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.