O jogo como elemento de mediação do patrimônio cultural

Autores

  • Dorcas Weber Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Elane Pessoa Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.2935

Palavras-chave:

Patrimônio cultural, educação patrimonial, Recurso educativo, Jogo

Resumo

Jogos têm sido utilizados como recursos didáticos em distintos contextos educativos. Tenho esta percepção, somada ao fato de que jogos são parte das relações entre os humanos busca-se neste escrito compartilhar uma proposta de produção de jogo como recurso de mediação sobre a temática patrimônio cultural no contexto escolar. Para isto, foram buscados aliados como IPHAN, Uizinga, Bauman, Funari e Pelegrini, Vigotsky, Hall, Brougère, entre outros. Para esta produção, tomou-se por base uma pesquisa anterior que aponta a carência de recursos sobre o tema. Com esta proposta, espera-se que os docentes possam ter apoio e motivação para buscar e criar propostas distintas sobre o patrimônio cultural local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dorcas Weber, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Possui graduação em Educação Artística - Hab. Artes Plásticas pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2003), mestrado em Educação - Estudos culturais em educação pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA (2009) e doutorado em Educação- Tecnologias educativas na Universidade do Minho - UMinho (2016). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem experiência na área de Educação a Distância e Ensino de Arte e realiza investigações nos campos de: ensino de arte, educação à distância, tecnologias educativas, material didático e educação em espaços culturais.

Elane Pessoa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Graduanda em Licenciatura em Artes Visuais

Downloads

Publicado

2025-09-23

Como Citar

WEBER, D.; PESSOA, E. O jogo como elemento de mediação do patrimônio cultural. Revista Thema, Pelotas, v. 24, n. 2, p. 1–10, 2025. DOI: 10.15536/revistathema.24.2025.2935. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2935. Acesso em: 25 set. 2025.

Edição

Seção

Ciências Humanas