O jogo como elemento de mediação do patrimônio cultural

Autores/as

  • Dorcas Weber Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Elane Pessoa Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.2935

Palabras clave:

Patrimônio cultural, educação patrimonial, Recurso educativo, Jogo

Resumen

Jogos têm sido utilizados como recursos didáticos em distintos contextos educativos. Tenho esta percepção, somada ao fato de que jogos são parte das relações entre os humanos busca-se neste escrito compartilhar uma proposta de produção de jogo como recurso de mediação sobre a temática patrimônio cultural no contexto escolar. Para isto, foram buscados aliados como IPHAN, Uizinga, Bauman, Funari e Pelegrini, Vigotsky, Hall, Brougère, entre outros. Para esta produção, tomou-se por base uma pesquisa anterior que aponta a carência de recursos sobre o tema. Com esta proposta, espera-se que os docentes possam ter apoio e motivação para buscar e criar propostas distintas sobre o patrimônio cultural local.

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Biografía del autor/a

Dorcas Weber, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Possui graduação em Educação Artística - Hab. Artes Plásticas pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2003), mestrado em Educação - Estudos culturais em educação pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA (2009) e doutorado em Educação- Tecnologias educativas na Universidade do Minho - UMinho (2016). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem experiência na área de Educação a Distância e Ensino de Arte e realiza investigações nos campos de: ensino de arte, educação à distância, tecnologias educativas, material didático e educação em espaços culturais.

Elane Pessoa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Graduanda em Licenciatura em Artes Visuais

Publicado

2025-09-23

Cómo citar

WEBER, D.; PESSOA, E. O jogo como elemento de mediação do patrimônio cultural. Revista Thema, Pelotas, v. 24, n. 2, p. 1–10, 2025. DOI: 10.15536/revistathema.24.2025.2935. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2935. Acesso em: 25 sep. 2025.

Número

Sección

Ciências Humanas