Seminário integrado e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
relato de uma prática no Ensino Médio Integrado de Técnico em Controle Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.2916Resumo
O presente trabalho constitui-se num relato sobre uma experiência pedagógica de seminário integrado, realizada no âmbito de um curso de Ensino Médio Integrado controle ambiental. O trabalho proposto ocorreu de forma interdisciplinar, envolvendo cinco componentes curriculares tendo como conteúdo integrador os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. As perspectivas teóricas e metodológicas que sustentaram o trabalho desenvolvido foram os estudos acerca do ensino médio Integrado a as estratégias ativas baseadas na metodologia da contextualização da aprendizagem. O trabalho foi desenvolvido ao longo do ano de 2021 com duas turmas de primeiro ano, sendo que, devido à pandemia de COVID-19, foi realizado totalmente na modalidade emergencial de ensino remoto. Ao final da reflexão, aponta-se para a importância de trabalhos interdisciplinares e para o papel dos jovens na construção de uma educação mais democrática e sustentável em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
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