Aborto polínico em Tradescantia pallida var. purpurea

uma nova metodologia para biomonitoramento da água superficial

Autores

  • Luciana Rodrigues Nogueira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul, Campus Camaquã/RS - Brasil
  • Isabela Kirch Stein Universidade Feevale - FEEVALE, Novo Hamburgo/RS - Brasil
  • Juliana Henrique Duarte Universidade Feevale - FEEVALE, Novo Hamburgo/RS - Brasil
  • Annette Droste Universidade Feevale - FEEVALE, Novo Hamburgo/RS - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V23.2024.803-813.3999

Palavras-chave:

Biomarcador, toxicidade celular, poluição hídrica, exposição aguda

Resumo

Este estudo foi desenvolvido para testar a viabilidade do bioensaio aborto polínico (AP) em botões florais de Tradescantia pallida var. purpurea na avaliação de genotoxicidade da água superficial. Uma nova metodologia foi desenvolvida visando o objetivo de avaliar e comparar diferentes períodos de recuperação para o bioensaio de exposição aguda a água, e encontrar o tempo necessário para que a célula em estádio de tétrade se desenvolva e atinja o estádio de grão de pólen. Diferentes períodos de recuperação foram testados e o tempo de 28h foi suficiente para que as células passassem do estádio de tétrades para grão de pólen. As frequências médias de aborto polínico encontradas neste período foram de 5,07 para a água poluída e de 11,0 e 2,90 para os controles positivo e negativo, respectivamente. Houve relação positiva entre as respostas dos biomarcadores frente à água poluída (r = 0,480; p = 0,028). Os achados deste estudo mostram que o bioensaio de aborto polínico em Tradescantia pallida var. purpurea (Trad-AP) é sensível e eficiente quando comparado ao bioensaio tradicional de micronúcleos (Trad-MCN), podendo ser empregado com êxito no biomonitoramento da água superficial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Rodrigues Nogueira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul, Campus Camaquã/RS - Brasil

Docente Ebtt do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense no Curso técnico em Controle Ambiental, campus Camaquã RS. Linhas de pesquisa: Poluição hídrica, bioindicadores de qualidade ambiental, genotoxicidade da água.

Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/1766144731238366

Isabela Kirch Stein, Universidade Feevale - FEEVALE, Novo Hamburgo/RS - Brasil

Bióloga com experiência em pesquisa e práticas ambientais. Durante a formação acadêmica, atuou em diversas áreas, incluindo licenciamento ambiental, manejo de animais silvestres e em manejo e manutenção de larvas de Tenebrio molitor.Na área de pesquisa, participou de estudos sobre a avaliação de indicadores genéticos em Tradescantia pallida, com foco em micronúcleos e aborto polínico para investigar a genotoxicidade do ar. Além disso, esteve envolvida em projetos de cultura in vitro e fenologia da samambaia arborescente Dicksonia sellowiana, desenvolvendo técnicas de cultivo e analisando o ciclo de vida da planta.Possui cursos complementares, como Manejo de Filhotes, Enriquecimento Ambiental e Condicionamento para a Promoção de Bem-estar, e Monitoramento de Fauna Atropelada. Destaca-se por ser organizada, ter facilidade para trabalhar em grupo e ser determinada.

Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/6339059830945792

Juliana Henrique Duarte, Universidade Feevale - FEEVALE, Novo Hamburgo/RS - Brasil

Aluna da graduação em biomedicina e bolsista de iniciação científica FAPERGS/PROBIC da Universidade Feevale. Atualmente trabalha com aborto polínico em plantas biomarcadoras (Tradescantia pallida var. purpurea) visando o desenvolvimento de ferramentas para conservação ambiental.

Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/4987433037644141

Annette Droste, Universidade Feevale - FEEVALE, Novo Hamburgo/RS - Brasil

Doutora em Genética pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre em Genética pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Graduada em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professora titular da Universidade Feevale e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental (nota 6), do qual foi coordenadora de 2015 a 2021. Integrou a Comissão de Coordenação (2015-2023) e a Comissão de Autoavaliação (2019-2023) do PPG em Qualidade Ambiental. Integra os Núcleos Docentes Estruturantes dos Cursos de Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura). É presidente da Comissão Interna de Biossegurança e Líder do Grupo de Pesquisa "Indicadores de Qualidade Ambiental" (Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq). Orienta projetos de pesquisa de pós-doutorado, doutorado, mestrado e iniciação científica e tecnológica. Consultora da CAPES em comitês da área de Ciências Ambientais. Coordena projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação nas áreas de biotecnologia para conservação de plantas, biodiversidade e ecologia vegetal, e efeito de poluentes e degradação ambiental sobre plantas, com apoio financeiro de CNPq, CAPES e FAPERGS.

Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/5124461451961397

Downloads

Publicado

2024-11-19

Como Citar

NOGUEIRA, L. R.; STEIN, I. K.; DUARTE, J. H.; DROSTE, A. Aborto polínico em Tradescantia pallida var. purpurea: uma nova metodologia para biomonitoramento da água superficial. Revista Thema, Pelotas, v. 23, n. 3, p. 803–813, 2024. DOI: 10.15536/thema.V23.2024.803-813.3999. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3999. Acesso em: 13 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra