OS efeitos da pandemia da COVID-19 no processo educacional no Brasil entre os anos de 2020 e 2021
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.548-562.2798Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar a produção literária acerca dos efeitos da pandemia de COVID-19 no processo educacional brasileiro entre os anos de 2020 e 2021. Nesse sentido, a pesquisa buscou refletir sobre as desigualdades sociais evidenciadas no período pandêmico, o trabalho docente e apresentou um olhar reflexivo sobre os desafios apresentados no contexto educacional. Através de uma revisão da literatura no site Acadêmico® com o seguinte descritor “Educação e pandemia” foi feito um levantamento dos artigos publicados em 2020 até outubro de 2021. Observamos no material localizado o aumento da desigualdade social já existente e de problemas psicossociais que contribuem para o desfasamento educacional. Foram localizados 75 artigos, dos quais 49 estudos foram descartados pela incompatibilidade de conteúdos com o objetivo da nossa pesquisa. Ficamos com 26 artigos que fizemos leituras para tecer análises e reflexões. Com base nos artigos analisados verificou-se que há uma precarização do trabalho docente, isso por falta de investimento em capacitação/formação adequada para o uso de ferramentas tecnológicas em sala de aula, constituindo uma nova demanda para a educação em tempos de pandemia. A exclusão digital acentua ainda mais as desigualdades sociais. Observamos também a necessidade de criação de políticas públicas voltadas para a formação continuada de professores frente às novas demandas educacionais.
Palavras-chave: Efeitos da pandemia; desigualdades sociais; trabalho docente; Ensino remoto.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.