OS efeitos da pandemia da COVID-19 no processo educacional no Brasil entre os anos de 2020 e 2021

Autores

  • Natália Fabiana Lima de Queiroz Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Roseane Amorim da Silva universidade federal rural de pernambuco
  • Marília Rosália Cordeiro Antas de Sousa

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.548-562.2798

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a produção literária acerca dos efeitos da pandemia de COVID-19 no processo educacional brasileiro entre os anos de 2020 e 2021. Nesse sentido, a pesquisa buscou refletir sobre as desigualdades sociais evidenciadas no período pandêmico, o trabalho docente e apresentou um olhar reflexivo sobre os desafios apresentados no contexto educacional. Através de uma revisão da literatura no site Acadêmico® com o seguinte descritor “Educação e pandemia” foi feito um levantamento dos artigos publicados em 2020 até outubro de 2021. Observamos no material localizado o aumento da desigualdade social já existente e de problemas psicossociais que contribuem para o desfasamento educacional. Foram localizados 75 artigos, dos quais 49 estudos foram descartados pela incompatibilidade de conteúdos com o objetivo da nossa pesquisa. Ficamos com 26 artigos que fizemos leituras para tecer análises e reflexões. Com base nos artigos analisados verificou-se que há uma precarização do trabalho docente, isso por falta de investimento em capacitação/formação adequada para o uso de ferramentas tecnológicas em sala de aula, constituindo uma nova demanda para a educação em tempos de pandemia. A exclusão digital acentua ainda mais as desigualdades sociais. Observamos também a necessidade de criação de políticas públicas voltadas para a formação continuada de professores frente às novas demandas educacionais.

Palavras-chave: Efeitos da pandemia; desigualdades sociais; trabalho docente; Ensino remoto.

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Publicado

2022-06-28

Como Citar

LIMA DE QUEIROZ, N. F.; AMORIM DA SILVA, R.; CORDEIRO ANTAS DE SOUSA, M. R. OS efeitos da pandemia da COVID-19 no processo educacional no Brasil entre os anos de 2020 e 2021. Revista Thema, Pelotas, v. 21, n. 2, p. 548–562, 2022. DOI: 10.15536/thema.V21.2022.548-562.2798. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2798. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Linguística, Letras e Artes