Usabilidade do WhatsApp
um estudo pedagógico
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.615-627.2559Resumo
Este trabalho apresenta um estudo qualitativo, desenvolvido em uma turma de alunos de curso superior, da área de informática, objetivando explorar as potencialidades do WhatsApp como interface pedagógica para os processos de ensino e aprendizagem da disciplina de Sistemas de Informações. Para tanto, avaliou-se a usabilidade do WhatsApp com a aplicação de questionário compatível com o SUS – System Usability Scale, postado no Google Forms. O questionário SUS foi aplicado após a turma utilizar o WhatsApp para responder, de forma colaborativa, questões relativas ao conteúdo de ERP – Enterprise Resource Planning da disciplina. Foram criados quatro grupos de cinco alunos e após a consecução do trabalho cada participante do grupo respondeu ao questionário SUS. O Score SUS de 80,9 possibilitou verificar que o WhatsApp atendeu, de forma significativa, as exigências de usabilidade para a realização do trabalho, apontando-o como uma ferramenta viável pedagogicamente, nesta pesquisa.
Palavras-chave: WhatsApp; SUS; ensino; aprendizagem; usabilidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.