Usabilidade do WhatsApp

um estudo pedagógico

Autores/as

  • Sergio da Costa Nunes Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSul
  • Rosane Aragon

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.615-627.2559

Resumen

Este trabalho apresenta um estudo qualitativo, desenvolvido em uma turma de alunos de curso superior, da área de informática, objetivando explorar as potencialidades do WhatsApp como interface pedagógica para os processos de ensino e aprendizagem da disciplina de Sistemas de Informações. Para tanto, avaliou-se a usabilidade do WhatsApp com a aplicação de questionário compatível com o SUSSystem Usability Scale, postado no Google Forms. O questionário SUS foi aplicado após a turma utilizar o WhatsApp para responder, de forma colaborativa, questões relativas ao conteúdo de ERPEnterprise Resource Planning da disciplina. Foram criados quatro grupos de cinco alunos e após a consecução do trabalho cada participante do grupo respondeu ao questionário SUS. O Score SUS de 80,9 possibilitou verificar que o WhatsApp atendeu, de forma significativa, as exigências de usabilidade para a realização do trabalho, apontando-o como uma ferramenta viável pedagogicamente, nesta pesquisa.

Palavras-chave: WhatsApp; SUS; ensino; aprendizagem; usabilidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2022-07-14

Cómo citar

NUNES, S. da C.; ARAGON, R. Usabilidade do WhatsApp: um estudo pedagógico. Revista Thema, Pelotas, v. 21, n. 3, p. 615–627, 2022. DOI: 10.15536/thema.V21.2022.615-627.2559. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2559. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Ciências Humanas