Usabilidade do WhatsApp
um estudo pedagógico
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.615-627.2559Abstract
This paper presents a qualitative study, developed in a class of undergraduate students in the area of information technology, aiming to explore the potential of WhatsApp as a pedagogical interface for the teaching and learning processes of the subject Information Systems. To do so, the usability of WhatsApp was evaluated by applying a questionnaire compatible with the SUS - System Usability Scale, posted on Google Forms. The SUS questionnaire was applied after the class used WhatsApp to answer, in a collaborative way, questions related to the content of ERP - Enterprise Resource Planning of the subject. Four groups of five students were created, and after the work was done, each participant in the group answered the SUS questionnaire. The SUS score of 80.9 made it possible to verify that WhatsApp met, significantly, the usability requirements for carrying out the work, pointing it as a pedagogically viable tool in this research.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.