Qualidade de vida de professores de Educação Física do Ensino Superior da mesorregião Grande Florianópolis

Autores

  • Franciane Maria Araldi Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Fernanda Feijó Poulsen Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Adriana Coutinho de Azevedo Guimarães Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Jorge Both Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Gelcemar Oliveira Farias Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Alexandra Folle Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V19.2021.829-841.2349

Resumo

Analisar a qualidade de vida, considerando as características pessoais e profissionais de professores de Educação Física atuantes no Ensino Superior. A amostra foi constituída por 93 professores de Educação Física do ensino superior da mesorregião da Grande Florianópolis, estado de Santa Catarina. A coleta de dados foi realizada de forma on-line, com a utilização de um questionário de caracterização dos professores e o Whoqol-bref. Na análise estatística, foi empregado análise descritiva (frequência absoluta e relativa) e inferencial (Qui-quadrado, Prova U de Mann Whitney e Kruskal-Wallis). As informações obtidas revelaram que os professores do ensino superior apresentaram escores positivos na avaliação geral da qualidade de vida. O domínio relações sociais foi avaliado mais positivamente, enquanto o domínio meio ambiente foi percebido como o mais afetado negativamente.

Palavras-chave: Qualidade de vida; professores; Educação Física; Ensino Superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Franciane Maria Araldi, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Educação Física  pelo Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI). Mestra em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Doutoranda em em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Professora de Educação Física Escolar no Estado de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2021-12-28

Como Citar

ARALDI, F. M.; FEIJÓ POULSEN, F. .; COUTINHO DE AZEVEDO GUIMARÃES, A. .; BOTH, J.; OLIVEIRA FARIAS, G. .; FOLLE, A. . Qualidade de vida de professores de Educação Física do Ensino Superior da mesorregião Grande Florianópolis. Revista Thema, Pelotas, v. 19, n. 3, p. 829–841, 2021. DOI: 10.15536/thema.V19.2021.829-841.2349. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2349. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas