Anarquismo Metodológico de Paul Feyerabend: abordagens na Ciência

Autores/as

  • Caroline Krüger Coral Goll Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.
  • Jakson Klint Meller Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.
  • Diego Teixeira Witt Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC e Instituto Federal Catarinense - IFC.
  • Kariston Pereira Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.
  • Avanilde Kemczinski Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.
  • Tatiana Comiotto Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.539-552.827

Palabras clave:

Anarquismo Metodológico, Paul Feyerabend, Ciência.

Resumen

Esse artigo apresenta os procedimentos e os resultados de uma pesquisa que utilizou os métodos do Mapeamento Sistemático de Literatura para investigar o Anarquismo Metodológico proposto por Paul Feyerabend e suas abordagens na Ciência. Foram utilizadas 4 bases de dados para a busca, Periódicos Capes, Google Scholar, Science Direct e BASE. O número inicial de artigos encontrados foi de 296, após o processo de exclusão, esse número reduziu para 179. Por fim, 12 artigos foram utilizados para essa produção pois atendiam aos objetivos propostos para a pesquisa. Observou-se que com a influência das ideias anarquizadas de Feyerabend é possível obter resultados científicos mais amplos, considerando os diversos métodos aos quais o Anarquismo se permite, rompendo assim com muitos métodos tradicionais de se fazer Ciência.

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Biografía del autor/a

Caroline Krüger Coral Goll, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

Licenciada em Pedagogia (2017) -  Instituto de Ensino Superior Santo Antônio - INESA e cursando o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias (PPGECMT) - UDESC/Joinville.

Jakson Klint Meller, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas (1996) - Univille, pós-graduado em Gestão Ambiental (2006) - Faculdades Integradas de Jacarepagua e cursando o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias (PPGECMT) - UDESC/Joinville.

Diego Teixeira Witt, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC e Instituto Federal Catarinense - IFC.

Formado em Tecnologia em Sitemas de informação (2010), especialização em Desenvolvimento de Software (2013) ambos pela UDESC e cursando o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias (PPGECMT) - UDESC/Joinville.

Kariston Pereira, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento - UFSC.
Mestre em Ciência da Computação - UFSC.
Especialista em C. da Computação/Redes de Computadores - UFSC.
Bacharel em Ciência da Computação - UDESC.
Tecnólogo em Processamento de Dados - UDESC.

Avanilde Kemczinski, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

2001 - 2005 Doutorado em Engenharia de Produção.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Santa Catarina, Brasil.
Título: Método de Avaliação para Ambientes E-learning.
Orientador: Edna Garcia Maciel Fiod.

1999 - 2000 Mestrado em Engenharia de Produção.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Santa Catarina, Brasil.
Título: Ensino de Graduaçao pela Internet: Um Modelo de Ensino-Aprendizagem SemiPresencial. 
Ano de obtenção: 2000.
Orientador: Luiz Fernando Mählmann Heineck.

1993 - 1994 Especialização em Pós Graduação - Especialização em Informática. 
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Santa Catarina, Brasil.

1989 - 1992 Graduação em Terapia Ocupacional.
Associação Catarinense de Ensino Faculdade de Ciências da Saúde de Joinville, ACE, Santa Catarina, Brasil.

1985 - 1988 Curso técnico/profissionalizante em Processamento de Dados.
Sociedade Educacional de Santa Catarina Mantenedora da Escola Técnica Tupy, SOCIESC, Santa Catarina, Brasil.

Tatiana Comiotto, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

Graduação em Pedagogia e Psicologia.
Mestre em Educação.
Doutora em Educação Científica e Tecnológica.

Publicado

2018-05-22

Cómo citar

GOLL, C. K. C.; MELLER, J. K.; WITT, D. T.; PEREIRA, K.; KEMCZINSKI, A.; COMIOTTO, T. Anarquismo Metodológico de Paul Feyerabend: abordagens na Ciência. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 2, p. 539–552, 2018. DOI: 10.15536/thema.15.2018.539-552.827. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/827. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Ciências Sociais Aplicadas