Anarquismo Metodológico de Paul Feyerabend: abordagens na Ciência

Authors

  • Caroline Krüger Coral Goll Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.
  • Jakson Klint Meller Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.
  • Diego Teixeira Witt Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC e Instituto Federal Catarinense - IFC.
  • Kariston Pereira Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.
  • Avanilde Kemczinski Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.
  • Tatiana Comiotto Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.539-552.827

Keywords:

Anarquismo Metodológico, Paul Feyerabend, Ciência.

Abstract

Esse artigo apresenta os procedimentos e os resultados de uma pesquisa que utilizou os métodos do Mapeamento Sistemático de Literatura para investigar o Anarquismo Metodológico proposto por Paul Feyerabend e suas abordagens na Ciência. Foram utilizadas 4 bases de dados para a busca, Periódicos Capes, Google Scholar, Science Direct e BASE. O número inicial de artigos encontrados foi de 296, após o processo de exclusão, esse número reduziu para 179. Por fim, 12 artigos foram utilizados para essa produção pois atendiam aos objetivos propostos para a pesquisa. Observou-se que com a influência das ideias anarquizadas de Feyerabend é possível obter resultados científicos mais amplos, considerando os diversos métodos aos quais o Anarquismo se permite, rompendo assim com muitos métodos tradicionais de se fazer Ciência.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Caroline Krüger Coral Goll, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

Licenciada em Pedagogia (2017) -  Instituto de Ensino Superior Santo Antônio - INESA e cursando o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias (PPGECMT) - UDESC/Joinville.

Jakson Klint Meller, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas (1996) - Univille, pós-graduado em Gestão Ambiental (2006) - Faculdades Integradas de Jacarepagua e cursando o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias (PPGECMT) - UDESC/Joinville.

Diego Teixeira Witt, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC e Instituto Federal Catarinense - IFC.

Formado em Tecnologia em Sitemas de informação (2010), especialização em Desenvolvimento de Software (2013) ambos pela UDESC e cursando o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias (PPGECMT) - UDESC/Joinville.

Kariston Pereira, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento - UFSC.
Mestre em Ciência da Computação - UFSC.
Especialista em C. da Computação/Redes de Computadores - UFSC.
Bacharel em Ciência da Computação - UDESC.
Tecnólogo em Processamento de Dados - UDESC.

Avanilde Kemczinski, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

2001 - 2005 Doutorado em Engenharia de Produção.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Santa Catarina, Brasil.
Título: Método de Avaliação para Ambientes E-learning.
Orientador: Edna Garcia Maciel Fiod.

1999 - 2000 Mestrado em Engenharia de Produção.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Santa Catarina, Brasil.
Título: Ensino de Graduaçao pela Internet: Um Modelo de Ensino-Aprendizagem SemiPresencial. 
Ano de obtenção: 2000.
Orientador: Luiz Fernando Mählmann Heineck.

1993 - 1994 Especialização em Pós Graduação - Especialização em Informática. 
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Santa Catarina, Brasil.

1989 - 1992 Graduação em Terapia Ocupacional.
Associação Catarinense de Ensino Faculdade de Ciências da Saúde de Joinville, ACE, Santa Catarina, Brasil.

1985 - 1988 Curso técnico/profissionalizante em Processamento de Dados.
Sociedade Educacional de Santa Catarina Mantenedora da Escola Técnica Tupy, SOCIESC, Santa Catarina, Brasil.

Tatiana Comiotto, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

Graduação em Pedagogia e Psicologia.
Mestre em Educação.
Doutora em Educação Científica e Tecnológica.

Published

2018-05-22

How to Cite

GOLL, C. K. C.; MELLER, J. K.; WITT, D. T.; PEREIRA, K.; KEMCZINSKI, A.; COMIOTTO, T. Anarquismo Metodológico de Paul Feyerabend: abordagens na Ciência. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 2, p. 539–552, 2018. DOI: 10.15536/thema.15.2018.539-552.827. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/827. Acesso em: 24 nov. 2024.

Issue

Section

Ciências Sociais Aplicadas