Comunidades em processos formativos de professores de ciências

Autores/as

  • Willian Rubira da Silva Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Valmir Heckler Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.199-218.731

Palabras clave:

Formação de Professores, Comunidades, ENPEC.

Resumen

Apresentamos compreensões sobre as diferentes concepções de comunidade dentro do contexto da formação de professores de Ciências. Termos relacionados a comunidades no contexto de ensino e aprendizagem vem se tornando genéricos, dificultando compreensões de trabalhos da área no Brasil. Visualizamos a necessidade de significar concepções do termo em questão no contexto da sociologia e psicologia para então avançar nas compreensões mais abrangentes dentro da educação. Ampliamos o estudo com uma revisão dos trabalhos publicados nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências correlacionando a formação de professores com as perspectivas teórico-práticas de comunidades em contexto educacional. Escolhemos os anais deste evento por ser um ponto de debate entre os pesquisadores na área de Educação em Ciências e que, desta maneira, nos possibilitou sistematizar diferentes concepções de comunidades. Essas foram agrupadas em 7 categorias emergentes distintas por aspectos teórico-práticos utilizados nos processos formativos de professores de Ciências.

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Publicado

2017-12-06

Cómo citar

SILVA, W. R. da; HECKLER, V. Comunidades em processos formativos de professores de ciências. Revista Thema, Pelotas, v. 14, n. 4, p. 199–218, 2017. DOI: 10.15536/thema.14.2017.199-218.731. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/731. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Ciências Humanas