Aprendizagem em Ambientes Virtuais: tecendo reflexões
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.149-158.562Palabras clave:
educação a distância, ambientes virtuais de aprendizagem, aprendizagem.Resumen
Neste estudo, fundamentamos a hipótese de que reconhecida a inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC e a evolução da educação a distância através de multiplataformas, ainda é preciso trazer à discussão os ambientes virtuais de aprendizagem – AVA. O estudo evidencia uma pesquisa crítico-reflexiva de cunho bibliográfica que discorre a complexidade neurobiológica, cultural e social do indivíduo alinhado às experiências pessoais junto aos cursos a distância que utilizam o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. O estudo sinaliza que as ferramentas tecnológicas modificam as formas de aprender do sujeito, remodelando a cognição e estabelecendo um novo processo de aprendizagem. A compreensão do conhecimento metacognitivo, aliado aos aspectos culturais e sociais permitem um melhor aproveitamento e desdobramento do ambiente virtual, aliado também, a uma visão pedagógica e de uma correlação reflexiva do espaço emocional-relacional que emerge dos sujeitos que interagem. É importante considerar o emocionar do sujeito na aprendizagem.
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