A interdisciplinaridade nos componentes curriculares de cursos de licenciatura da área de ciências exatas e da terra

Autores/as

  • André Martins Alvarenga Universidade Federal do Pampa
  • Gionara Tauchen Universidade Federal do Rio Grande
  • Bruna Telmo Alvarenga Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.151-166.486

Palabras clave:

Currículo, Formação de professores, Interdisciplinaridade

Resumen

O objetivo deste artigo é mapear como licenciaturas da área das Ciências Exatas e da Terra, de instituições brasileiras, estão contemplando conteúdos referentes à formação interdisciplinar na organização dos componentes curriculares que integram seus currículos. Para a realização desta pesquisa, foi utilizada a abordagem qualitativa. Foram selecionados 50 cursos de licenciatura na área das Ciências Exatas e da Terra de instituições brasileiras. Após a localização dos cursos, foram mapeados os componentes curriculares que os integram, bem como as suas ementas, totalizando 2223 disciplinas. Para analisar os dados produzidos, utilizou-se a Análise de Conteúdo. Como alguns resultados da pesquisa, podemos destacar que, dos 50 cursos analisados, somente 7 informam desenvolver atividades interdisciplinares; aproximadamente 60% dos componentes analisados destinam-se a discutir conceitos disciplinares específicos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

André Martins Alvarenga, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2008). Mestre em Modelagem Computacional (área de Computação Científica e Modelagem Matemática) pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2011), na qual estudou o problema inverso associado à tomografia computadorizada por transmissão de raios-X. Doutor em Educação em Ciências (área de concentração ensino de Ciências e Matemática) pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2016), no qual estudou a formação de professores em currículos interdisciplinares. No ano de 2015, cursou doutorado sanduíche na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), em Cabo Verde, na África, através do projeto de cooperação internacional Brasil/Cabo Verde para formação de profissionais em Ciências, Matemática e Tecnologias. Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, campus Caçapava do Sul, onde atua desde 2011. Nessa instituição, ministra disciplinas na área de Matemática e de Ensino de Matemática, bem como coordena o subprojeto de Matemática no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Gionara Tauchen, Universidade Federal do Rio Grande

Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande-FURG; Diretora de Pós-Graduação/Pró-Reitoria de Pequisa e Pós-Graduação; docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde; líder do grupo Rede de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (www.repes.furg.br) e integrante do Núcleo de estudos em Epistemologia e Educação em Ciências. É bolsista Produtividade do CNPq. Possui graduação em Pedagogia (UFSM), mestrado em Educação (UFSM) e doutorado em Educação (PUC/RS) e Pós-doutorado em Ensino-aprendizagem na Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Moçambique. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação (2011-2013), Coordenadora de Acompanhamento à Pós-Graduação (2013-2016; coordenação de projeto de pesquisa aprovado Edital MCTI/CNPQ/Universal 14/2014 - Faixa A; no Edital FAPERGS- PQG 001/2013, Edital nº 33/2012 - Pró-Mobilidade Internacional (CAPES/AULP), Fulbright Especialists Program 2016 e participa do GT- CLACSO:Universidades e Políticas de Educação Superior (2016-2019). Coordena projetos e ações de cooperação, na área da educação, com a Universidade de Cabo Verde-UniCV, a Universidade Eduardo Mondlane-UEM, de Moçambique, a Universidade Katyavala Bwila, da Angola e a Universidade de Play Ancha, do Chile. Parecerista de revistas de educação brasileira: Linhas Críticas (UnB), Revista Científica da UEM (Moçambique), Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Educação em Revista (UFMG), Educação (UFSM) e Diálogo Educacional (PUCPR) e Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias (RREC). Publicou um conjunto de capítulos e de livros organizados e inúmeros artigos em periódicos da área. Dentre os livros, destacam-se: Docência e Políticas na Educação Superior; Educação Científica: pesquisas e experiências e Educação em Ciências: epistemologias, princípios e ações educativas; Ensino de Ciências e Investigação-ação educacional, entre outros. Integra o Conselho Editorial da Editora CRV e da Editora da UPF. Tem experiência docente e gestora na área educacional e investiga os seguintes temas: docência e políticas de Educação Superior, Educação Comparada, epistemologia, educação em ciências, formação de professores. E-mail para contato: giotauchen@gmail.com

Bruna Telmo Alvarenga, Universidade Federal do Rio Grande

Possui graduação em Pedagogia Licenciatura Plena (2013) pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Mestrado em Educação e é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. É integrante dos grupos de pesquisa: Rede de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (REPES). Realiza pesquisas nas áreas: Educação Superior, Educação em Ciências, processos de ensino e aprendizagem, formação docente e Inclusão.

 

Publicado

2017-08-05

Cómo citar

ALVARENGA, A. M.; TAUCHEN, G.; ALVARENGA, B. T. A interdisciplinaridade nos componentes curriculares de cursos de licenciatura da área de ciências exatas e da terra. Revista Thema, Pelotas, v. 14, n. 3, p. 151–166, 2017. DOI: 10.15536/thema.14.2017.151-166.486. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/486. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Ciências Humanas