Desarrollo emocional en la educación de alumnos disléxicos
desafíos para las políticas públicas en Brasil
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V22.2023.451-462.3271Palabras clave:
Desarrollo emocional, dislexia, políticas públicas educativas, educación inclusiva, niños en edad escolarResumen
Este artículo tuvo como objetivo analizar cómo la dislexia puede afectar el desarrollo emocional de los niños en edad escolar y los desafíos que enfrentan las políticas públicas educativas brasileñas para abordar este problema. Se utilizó el método deductivo con enfoque cualitativo, junto con investigación bibliográfica y documental. El texto se dividió en dos partes: (i) conciencia sobre el desarrollo emocional de los niños con dislexia y (ii) la importancia de la inteligencia emocional para los niños disléxicos en edad escolar y un breve debate sobre las políticas educativas en Brasil. Se concluye que los profesionales de la Educación, el Derecho y la Psicología pueden contribuir en la creación de nuevas políticas que incluyan la inteligencia emocional como un aspecto fundamental para el desarrollo integral de los niños disléxicos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.