Olhei para a minha mãe e disse

“tu me desculpa, mas a tua filha não é como tu gostarias que fosse, não gosto de homens, gosto de mulheres.”

Autores/as

  • Leonardo Cardozo Vieira Instituto Federal Sul Rio Grandense - IFSUL
  • Paula Regina Costa Ribeiro Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Palabras clave:

Lésbica, Sexualidade, Resistência, Cis-heterossexualidade compulsória

Resumen

O presente ensaio tem como objetivo apresentar algumas narrativas sobre Camila, mulher e enfermeira, que precisou mudar de cidade para viver com seu grande amor e conquistar seu espaço enquanto profissional. A partir da pesquisa narrativa, Camila narra a sua história, carregada de experiências na família e fora dela, que colocaram em xeque a sexualidade e suas experiências não heterossexuais. Camila precisou relacionar-se com homens para ter certeza de sua identidade lésbica. Desde jovem, já se considerava diferente das outras meninas, gostava de usar roupas largas, camisetas e não blusas de tirinhas. Conta de suas idas e vindas entre cidades, dos relacionamentos e traições, de sua independência financeira, de suas conquistas e da vida profissional. Camila compartilha de seus sonhos, dos planos para um futuro próximo e de como membros de sua família ainda a interpelam para uma vida heterossexual. O ensaio encontra-se ancorado teoricamente em autoras como Mirian Grossi, Margarida Pizano e Adrienne Rich e está dividido em três momentos: Uma estudante de cursinho Pré-Enem, Camila narra a sua história e Na tentativa de não encerrar. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Leonardo Cardozo Vieira, Instituto Federal Sul Rio Grandense - IFSUL

Doutor em Educação em Ciências, Mestre em Ensino, Licenciado em Ciências Biológicas, Licenciado em Letras Claretiano)e Pedagogia (Unicesumar). Especialista em Psicanálise, Atendimento Educacional Especializado e Coordenação Pedagógica. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (GESE). http://lattes.cnpq.br/746326437833159. https://orcid.org/0000-0003-2889-9161. E-mail: bio.leo.mat@gmail.com

Paula Regina Costa Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Professora titular do Instituto de Educação e do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande – Furg. Doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e Pós-doutora pela Escola de Educação de Coimbra. Editora da Revista Diversidade e Educação. Líder do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (Gese), atuando principalmente nos seguintes temas: corpos, gêneros e sexualidades. Bolsista produtividade 1C do CNPq.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0516745823012125

Publicado

2025-09-23

Cómo citar

CARDOZO VIEIRA, L.; RIBEIRO, P. R. C. Olhei para a minha mãe e disse: “tu me desculpa, mas a tua filha não é como tu gostarias que fosse, não gosto de homens, gosto de mulheres.”. Revista Thema, Pelotas, v. 24, n. 2, p. 1–9, 2025. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3205. Acesso em: 25 sep. 2025.

Número

Sección

Ciências Humanas

Artículos más leídos del mismo autor/a