Olhei para a minha mãe e disse
“tu me desculpa, mas a tua filha não é como tu gostarias que fosse, não gosto de homens, gosto de mulheres.”
Keywords:
Lesbian, Sexuality, Resistance, Compulsory cisheterosexualityAbstract
O presente ensaio tem como objetivo apresentar algumas narrativas sobre Camila, mulher e enfermeira, que precisou mudar de cidade para viver com seu grande amor e conquistar seu espaço enquanto profissional. A partir da pesquisa narrativa, Camila narra a sua história, carregada de experiências na família e fora dela, que colocaram em xeque a sexualidade e suas experiências não heterossexuais. Camila precisou relacionar-se com homens para ter certeza de sua identidade lésbica. Desde jovem, já se considerava diferente das outras meninas, gostava de usar roupas largas, camisetas e não blusas de tirinhas. Conta de suas idas e vindas entre cidades, dos relacionamentos e traições, de sua independência financeira, de suas conquistas e da vida profissional. Camila compartilha de seus sonhos, dos planos para um futuro próximo e de como membros de sua família ainda a interpelam para uma vida heterossexual. O ensaio encontra-se ancorado teoricamente em autoras como Mirian Grossi, Margarida Pizano e Adrienne Rich e está dividido em três momentos: Uma estudante de cursinho Pré-Enem, Camila narra a sua história e Na tentativa de não encerrar.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.