Discursos sobre corpo e sexualidade feminina expressos em uma rede social

Autores/as

  • Gleicy Kelly Felix Costa Universidade de São Paulo - USP
  • Lucas Rossato Universidade de São Paulo - USP
  • Fabio Scorsolini-Comin Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3191

Palabras clave:

Sexualidade, Saúde da mulher, Saúde sexual, Educação em Saúde, Rede social

Resumen

O objetivo deste estudo foi analisar e compreender de que modo o corpo e a sexualidade feminina são representados em uma rede social a partir da investigação de uma página para mulheres. Trata-se de um estudo documental em que foram analisadas as perguntas enviadas à uma página dedicada à sexualidade feminina, na rede social Instagram®, entre maio de 2019 e março de 2021. Os principais temas produzidos a partir da análise das perguntas foram: feedback em relação à página, pornografia, ideologia de gênero, saúde da mulher, tabus femininos na sociedade, dúvidas sobre os produtos e vergonha de adquiri-los, denúncias e sugestões de conteúdo. Esses temas reforçam os interditos representados pelo corpo da mulher e a expressão da sua sexualidade. Destaca-se que a articulação entre educação em saúde e redes sociais mostra-se especialmente relevante, pois pode fornecer informações cientificamente embasadas sobre sexualidade e saúde sexual, auxiliando mulheres a refletirem e compreenderem temáticas que são vistas como tabu pela sociedade. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gleicy Kelly Felix Costa, Universidade de São Paulo - USP

Enfermeira pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Foi bolsita do Programa Unificado de Bolsas com o projeto "Vulva livre: corpos e sexualidade em uma rede social", vinculado ao Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Lucas Rossato, Universidade de São Paulo - USP

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da Universidade de São Paulo - USP. Bolsista de Pós-Graduação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí (2013) e mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2017), com bolsa concedida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). Integrante do ORÍ - Laboratório de Pesquisa em Psicologia, Saúde e Sociedade da EERP-USP, do Grupo de Pesquisa Teoria Histórico-Cultural e Processos Psicossociais, da Universidade Federal de Catalão.

Fabio Scorsolini-Comin, Universidade de São Paulo - USP

Professor Associado do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP), Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem. Orientador do Programa de Pós-graduação em Enfermagem Psiquiátrica da EERP-USP (nota 5) e do Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem da EE-USP e da EERP-USP (nota 6). Psicólogo, Mestre e Doutor em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP), com estágio doutoral na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Portugal/Bolsa Santander). Realizou dois Pós-Doutorados na Universidade de São Paulo (2013-2015 e 2016-2017) na área de Tratamento e Prevenção Psicológica (ambos com Bolsa PDJ-CNPq). É Livre-Docente na área de Psicologia da Saúde pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2018. Líder do ORÍ - Laboratório de Pesquisa em Psicologia, Saúde e Sociedade (EERP-USP-CNPq).

Publicado

2025-09-23

Cómo citar

FELIX COSTA, G. K. .; ROSSATO, L.; SCORSOLINI-COMIN, F. . Discursos sobre corpo e sexualidade feminina expressos em uma rede social. Revista Thema, Pelotas, v. 24, n. 2, p. 1–16, 2025. DOI: 10.15536/revistathema.24.2025.3191. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3191. Acesso em: 25 sep. 2025.

Número

Sección

Ciências da Saúde

Artículos más leídos del mismo autor/a