Análise de desempenho do curso de Engenharia Mecânica do IFSul comparado a outros IFs

Autores/as

  • Durval João De Barba Junior Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSul, Sapucaia do Sul/RS - Brasil.
  • Fabrício Hartmann Borba Secretaria Municipal de Educação de Teutônia, Teutônia/RS - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V22.2023.122-140.3035

Palabras clave:

Engenharia Mecânica, indicadores, Institutos Federais, PNP, INEP

Resumen

O objetivo deste trabalho é apresentar uma comparação entre alguns indicadores da qualidade de ensino de dez cursos de Engenharia Mecânica, dos Institutos Federais do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, tendo como base o IFSul, câmpus Sapucaia do Sul. Desta forma este trabalho se justifica por ponderar como o curso de Engenharia Mecânica do câmpus Sapucaia do Sul se encontra frente aos comparados. Os dados foram extraídos da Plataforma Nilo Peçanha (PNP) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Os indicadores utilizados foram: Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), Conceito Preliminar de Curso (CPC), Índice Geral de Cursos (IGC), Percentual de Matrículas Noturnas (MN [%]), Relação de Inscritos por Vagas (RIV) e a Taxa de Evasão Anual (Ev [%]). Constata-se que o Curso de Engenharia Mecânica do IFSul, câmpus Sapucaia do Sul deve procurar diminuir a abstenção no ENADE para melhorar este conceito, aumentando também os conceitos de IDD e CPC. Quanto à Relação de Inscritos por Vagas, esta é a mais alta dos cursos analisados e apresenta a quarta menor Taxa de Evasão Anual média, sendo este valor abaixo da média encontrada na PNP.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Durval João De Barba Junior, Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSul, Sapucaia do Sul/RS - Brasil.

Possui graduação em ENGENHARIA MECÂNICA pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e doutorado em Engenharia Aeronâutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2015). Atualmente é professor do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Sustentabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: sustentabilidade, paredes finas, fabricação, life cycle assessment e usinagem.

Fabrício Hartmann Borba, Secretaria Municipal de Educação de Teutônia, Teutônia/RS - Brasil.

Graduação em Ciência da Computação - UNISC (2006) e Licenciatura em Computação - UNISC (2012). Especialização em Mídias na Educação - UFRGS (2012), Especialização em Docência no Ensino Superior - UNIASSELVI (2019) e Especialização em Educação a Distância: Gestão e Tutoria - UNIASSELVI (2019). Mestrado em Ensino - UNIVATES (2018). Professor de Informática e Coordenador Pedagógico de Informática na Secretaria Municipal de Educação (Teutônia/RS). Articulador Local do Programa de Inovação Educação Conectada (Ministério da Educação).

Publicado

2023-03-30

Cómo citar

DE BARBA JUNIOR, D. J.; HARTMANN BORBA, F. Análise de desempenho do curso de Engenharia Mecânica do IFSul comparado a outros IFs. Revista Thema, Pelotas, v. 22, n. 1, p. 122–140, 2023. DOI: 10.15536/thema.V22.2023.122-140.3035. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3035. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Ciências Humanas