Análise de desempenho do curso de Engenharia Mecânica do IFSul comparado a outros IFs

Autores

  • Durval João De Barba Junior Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSul, Sapucaia do Sul/RS - Brasil.
  • Fabrício Hartmann Borba Secretaria Municipal de Educação de Teutônia, Teutônia/RS - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V22.2023.122-140.3035

Palavras-chave:

Engenharia Mecânica, indicadores, Institutos Federais, PNP, INEP

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar uma comparação entre alguns indicadores da qualidade de ensino de dez cursos de Engenharia Mecânica, dos Institutos Federais do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, tendo como base o IFSul, câmpus Sapucaia do Sul. Desta forma este trabalho se justifica por ponderar como o curso de Engenharia Mecânica do câmpus Sapucaia do Sul se encontra frente aos comparados. Os dados foram extraídos da Plataforma Nilo Peçanha (PNP) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Os indicadores utilizados foram: Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), Conceito Preliminar de Curso (CPC), Índice Geral de Cursos (IGC), Percentual de Matrículas Noturnas (MN [%]), Relação de Inscritos por Vagas (RIV) e a Taxa de Evasão Anual (Ev [%]). Constata-se que o Curso de Engenharia Mecânica do IFSul, câmpus Sapucaia do Sul deve procurar diminuir a abstenção no ENADE para melhorar este conceito, aumentando também os conceitos de IDD e CPC. Quanto à Relação de Inscritos por Vagas, esta é a mais alta dos cursos analisados e apresenta a quarta menor Taxa de Evasão Anual média, sendo este valor abaixo da média encontrada na PNP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Durval João De Barba Junior, Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSul, Sapucaia do Sul/RS - Brasil.

Possui graduação em ENGENHARIA MECÂNICA pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e doutorado em Engenharia Aeronâutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2015). Atualmente é professor do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Sustentabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: sustentabilidade, paredes finas, fabricação, life cycle assessment e usinagem.

Fabrício Hartmann Borba, Secretaria Municipal de Educação de Teutônia, Teutônia/RS - Brasil.

Graduação em Ciência da Computação - UNISC (2006) e Licenciatura em Computação - UNISC (2012). Especialização em Mídias na Educação - UFRGS (2012), Especialização em Docência no Ensino Superior - UNIASSELVI (2019) e Especialização em Educação a Distância: Gestão e Tutoria - UNIASSELVI (2019). Mestrado em Ensino - UNIVATES (2018). Professor de Informática e Coordenador Pedagógico de Informática na Secretaria Municipal de Educação (Teutônia/RS). Articulador Local do Programa de Inovação Educação Conectada (Ministério da Educação).

Downloads

Publicado

2023-03-30

Como Citar

DE BARBA JUNIOR, D. J.; HARTMANN BORBA, F. Análise de desempenho do curso de Engenharia Mecânica do IFSul comparado a outros IFs. Revista Thema, Pelotas, v. 22, n. 1, p. 122–140, 2023. DOI: 10.15536/thema.V22.2023.122-140.3035. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3035. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas