A corrosão como tema em uma oficina para o ensino-aprendizagem de reações redox
relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V22.2023.265-282.2957Palabras clave:
reações de oxirredução, oficina temática, recursos didáticosResumen
O trabalho relata a aplicação de uma oficina temática a 24 alunos do Ensino Médio de uma escola estadual de Niterói, Rio de Janeiro. A oficina visou contextualizar e facilitar a apreensão de conceitos sobre reações de oxirredução, tais como redução, oxidação, tipos de agentes, dentre outros, através de diferentes recursos didáticos. Na Sequência Didática utilizada empregou-se áudio, vídeo, demonstração de experimentos e rodas de conversa e o tema motivador “corrosão”. Avaliou-se a eficiência dos recursos utilizados no ensino-aprendizagem por meio de um questionário semiestruturado, cuja análise das respostas revelou que o áudio foi um recurso com boa aceitação, porém menos eficiente do que o vídeo. Os experimentos ajudaram na compreensão e visualização das reações de oxirredução in loco, correlacionando teoria e prática com maior dinamismo e eficiência. Já as rodas de conversa possibilitaram uma maior troca de informações entre os alunos e a articulação de diversos saberes. A oficina temática mostrou-se uma excelente ferramenta para articulação dos conceitos teóricos com aqueles apreendidos na vivência cotidiana dos estudantes, consolidando a aprendizagem de forma dinâmica e contextualizada.
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