Corrosion as a theme in a workshop for teaching and learning redox reactions – report of an experience

relato de experiência

Authors

  • Letícia da Silva Vitorino Universidade Federal Fluminense - UFF, Niterói/RJ - Brasil
  • Daniel Garcez Santos Quattrociocchi Universidade Federal Fluminense - UFF, Niterói/RJ - Brasil
  • Eluzir Pedrazzi Chacon Universidade Federal Fluminense - UFF, Niterói/RJ - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V22.2023.265-282.2957

Keywords:

redox reactions, thematic workshop, teaching tools

Abstract

This paper shows the development of a thematic workshop applied to 24 high school students of a state school in Niterói, Rio de Janeiro, for the teaching-learning of oxireduction reactions. The thematic workshop, which used corrosion as a motivating theme, had a duration of 2 hours and a didactic sequence that used audio, video, experimentation, and conversation rounds. The evaluation of the resources was done through a semi-structured questionnaire, which revealed that the audio was a resource that was well accepted, but less efficient than the video to deal with the theme. The experiments helped in the understanding and visualization of oxireduction reactions in loco, correlating theory and practice with greater dynamism and efficiency, while the conversation rounds enabled a greater exchange of information among students and the articulation of diverse knowledge. Thus, the thematic workshop proved to be an excellent tool for the teaching-learning of this important chemical content.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Letícia da Silva Vitorino, Universidade Federal Fluminense - UFF, Niterói/RJ - Brasil

Mestre em Química pela Universidade Federal Fluminense em 2020 e Licenciada em Química pela referida universidade (UFF) em 2017. Desenvolveu suas pesquisas no Laboratório de Química Supramolecular e Nanotecnologia (LQSN) desde 2014.2. No período de 2014.2 à 2015.1 desenvolveu o projeto intitulado Estudo dos compostos de coordenação sintetizados com os ligantes ésteres com grupo ciano e Ag(I) e recentemente trabalhou no desenvolvimento do projeto Fabricação de Nanodispositivos para o Tratamento da Leishmaniose baseados em óxido de grafeno reduzido, tema de sua dissertação de mestrado. Em outubro de 2017 foi contemplada com o Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia em 1º lugar na área de Ciências Exatas e da Terra no XXVII Seminário de Iniciação Científica e participou do VI Encontro dos Alunos do Programa de Pós-Graduação em Química como trabalho destaque. Neste mesmo ano recebeu o prêmio de melhor painel da sessão de Química de Materiais da SBQ Rio 2017 e, devido a isto, concedeu uma entrevista ao boletim eletrônico da SBQ divulgado na data de 21/12/2017. Além disso foi Bolsista Nota 10 da Faperj durante o mestrado.

Daniel Garcez Santos Quattrociocchi, Universidade Federal Fluminense - UFF, Niterói/RJ - Brasil

Atualmente atua na área de valorização de biomassa lignocelulósica no laboratório no Grupo de Catálise e Valorização de Biomassa sob supervisão do professor Thiago de Melo Lima com bolsa FAPERJ. Possui Graduação em Química Bacharelado (2014) pela Universidade Federal Fluminense, mestrado (2015-2017) e doutorado (2017-2021) em Química na mesma instituição, complementação pedagógica pela Faculdade Mozarteum de São Paulo (2021) (equivalente a licenciatura em química). Investigador visitante na Universidade de Coimbra (2019). Professor Substituto na área de Química Geral / físico-química na Universidade Federal do Mato Grosso - Campus Araguaia (2021-2022). Tutor em Química Geral na Universidade Federal Fluminense (2017, 2018 e 2020) Tem experiência na área de Ensino de Química, com ênfase em Química Orgânica e Química Geral Inorgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: Química no Estado Sólido, produção de filmes termoplásticos e Cálculos de Estrutura Eletrônica. Durante a graduação desenvolveu trabalhos na área de Química Computacional (iniciação científica no LMQC-UFF ? 2013-2014), reação no estado sólido e difração de raios-X (estagiário no laboratório de difração de raios-X UFF - 2014). Os projetos de iniciação tiveram ênfase no estudo da interação entre ligantes mono e bidentados com o aquocomplexo de Ca2+" com bolsa CNPq (2012-2013). Monitor em química analítica experimental e teórica na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2010-2011).

Eluzir Pedrazzi Chacon, Universidade Federal Fluminense - UFF, Niterói/RJ - Brasil

Possui graduação em Licenciatura em Química (1985), em Bacharelado em Química (1985) e em Química Industrial (1987) pela Universidade Federal Fluminense, mestrado em Geociências (1990) e doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal Fluminense (2007). É professora Titular Aposentada da Universidade Federal Fluminense, tendo exercido suas atividades didático-pedagógicas no Departamento de Química Inorgânica, na Pós-graduação em Ensino de Ciências da Natureza (Mestrado Profissional) e no Centro de Divulgação de Ciências da UFF - Casa da Descoberta. Tem experiência na área de Educação, realizando projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão nas áreas de Ensino de Ciências, Formação Continuada de Professores de Ciências, Divulgação Científica e Produção de Recursos Educacionais.

Published

2023-06-06

How to Cite

VITORINO, L. da S.; QUATTROCIOCCHI, D. G. S.; CHACON, E. P. Corrosion as a theme in a workshop for teaching and learning redox reactions – report of an experience: relato de experiência. Revista Thema, Pelotas, v. 22, n. 1, p. 265–282, 2023. DOI: 10.15536/thema.V22.2023.265-282.2957. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2957. Acesso em: 22 jul. 2024.

Issue

Section

Ciências Humanas

Most read articles by the same author(s)