Contribuciones de bell hooks a la Psicología de la Educación
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V23.2024.61-76.2811Palabras clave:
formación de docentes, educación liberadora, psicología educativa, bell hooksResumen
La escritora feminista afroamericana bell hooks (1952-2021) siempre ha defendido la construcción de una educación comprometida y liberadora. El objetivo de este ensayo crítico es reflexionar sobre los posibles aportes de bell hooks al campo de la Psicología de la Educación. Para esta discusión, se recuperaron en la literatura científica dilemas enfrentados en la formación de docentes en cursos de licenciatura en el escenario brasileño. Como resultado, se sugiere un debate en la educación superior capaz de incluir raza/color, género y origen como marcadores sociales. Un movimiento de este tipo puede orientar la forma en que estos docentes participarán en el proceso de formación de sus alumnos. Se concluye que el concepto de transgresión defendido por Hooks puede ser un componente importante, superando un escenario de apatía y complacencia frecuentemente presente en la educación contemporánea, hacia una condición de reflexión más colaborativa.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.