bell hooks provocations to Educational Psychology
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V23.2024.61-76.2811Keywords:
Liberating education, teacher training, educational psychology, bell hooksAbstract
The African-American feminist writer bell hooks (1952-2021) has always defended the construction of an engaged and liberating education. The aim of this critical essay is to reflect on the possible contributions of bell hooks to the field of Educational Psychology. For this discussion we have retrieved from the scientific literature dilemmas faced on teachers’ education in Brazilian undergraduate programs. As a result, we suggest a debate in higher education that includes race/color, gender and origin as social markers. Such movement may guide the teachers through the participation in the formative process of their students. The conclusion is that the concept of transgression defended by hooks can be an important component, overcoming a scenario of apathy and complacency often present in contemporary education, towards a condition of more collaborative reflection.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.