Reflexiones sobre identidad y pertenencia a partir del análisis de los trabajos de conclusion del Curso Técnico en Medio Ambiente en los años 2015 a 2018

Autores/as

  • Luiza da Cruz Duarte Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul, Câmpus Pelotas-CaVG - Brasil.
  • Luciana Roso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul, Câmpus Pelotas-CaVG - Brasil.
  • Leonardo Galli Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul, Câmpus Pelotas-CaVG - Brasil.
  • Franciele Teixeira da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul, Câmpus Pelotas-CaVG - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V23.2024.160-172.2222

Palabras clave:

identidad, pertenencia, prácticas socioambientales

Resumen

La investigación aborda reflexiones sobre identidad y pertenencia vinculadas a la educación ambiental en la realización de los Trabajos de Conclusión del Curso Técnico en Medio Ambiente en el Instituto Federal Sul Rio-Grandense, Campus Pelotas - Visconde da Graça (IFSul/CaVG). El análisis se realizó sobre trabajos del año 2015 al 2018. Este análisis se justifica con la intención de entender la educación ambiental como un área de conocimiento amplia y resultante del sentimiento de pertenencia y de nuestra identidad como seres vinculados al planeta. El objetivo general de la investigación fue verificar la evolución de los conceptos de educación ambiental, en el sentido físico (physis, naturaleza) y antroposociológico (cultura, sociedad). Como metodología se utilizó una investigación bibliográfica con enfoque cuali-cuantitativo en los 37 trabajos de finalización de carrera que tuvieron conceptos de educación ambiental y de estos, 31 contenían conceptos de identidad y pertenencia, por lo tanto el 83.79% de los trabajos estuvieron dentro de las propuestas de investigación.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luiza da Cruz Duarte, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul, Câmpus Pelotas-CaVG - Brasil.

Luiza é formada no curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul), Campus CaVG. Atuou como bolsista de iniciação científica, da FAPERGS (Fundação de Amparo à Pesquisa do estado do RS), realizando pesquisa na área de Educação Ambiental, no projeto de pesquisa intitulado Concepções de Educação Ambiental presentes nos trabalhos de conclusão de curso do Técnico em Meio Ambiente", do IFSul-CaVG. Também foi bolsista, de iniciação científica do CNPq, na parte 2 do mesmo projeto. Aluna voluntária no projeto de extensão (pesquisa-ação), na área de Educação Ambiental, intitulado Práticas Afetivas no Asilo de Pelotas. Entre 2021 a 2023 foi estagiaria no departamento de Educação Ambiental, da Secretaria de Qualidade Ambiental, na Prefeitura Municipal de Pelotas.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5853569328438807

Luciana Roso, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul, Câmpus Pelotas-CaVG - Brasil.

Doutora em Educação Ambiental - FURG, Rio Grande. Professora - IFSUL, campus Pelotas- CAVG. Mestre em Educação Ambiental - FURG. Especialista em Gráfica Digital pela UFPEL , graduação em Programa Especial de Formação Pedagógica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas e graduação em Arquitetura e Urbanismo - UFPEL. Coordenadora do Curso Técnico em Meio Ambiente - IFSUL Pelotas campus Visconde da Graça.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4941894770105487

Leonardo Galli, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul, Câmpus Pelotas-CaVG - Brasil.

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Pelotas (1989), mestrado em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (1994) e doutorado em Programa de Pós-Graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (2007). Atualmente é professor de ensino básico técnico e tecnológico - Campus Pelotas Visconde da Graça, IFSul. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agronomia.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4083490348556221

Franciele Teixeira da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul, Câmpus Pelotas-CaVG - Brasil.

Graduanda do Curso Superior de Licenciatura em Ciências Biológicas, no Instituto Federal Sul-Rio-grandense (IF-Sul), Campus Visconde da Graça (CaVG). Atuou como bolsista no programa RP (Residência Pedagógica, CNPq), residindo como professora de Ciências do Fundamental II (9 ano) em uma instituição estadual de educação básica da cidade de Pelotas durante todo o ano letivo de 2023. Realizou também, uma regência obrigatória, com duração três meses, em uma instituição estadual de ensino básico, no Fundamental II (6 ano) como parte da disciplina de Estágio Obrigatório. Participou, com êxito, do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) de outubro/2020 até abril/2022, em uma escola estadual de ensino básico, através do ensino remoto durante a pandemia do COVID-19, com o projeto intitulado "Construção de um Herbário Virtual em Tempos de Pandemia - Colégio Dom João Braga", com foco na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Foi bolsista de iniciação científica da FAPERGS (Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do RS), atuando como pesquisadora na área da Educação Ambiental, no projeto de pesquisa intitulado "Concepções de Educação Ambiental presentes nos Trabalhos de Conclusão de Curso de um Curso Técnico em Meio Ambiente, IF-Sul - CaVG", de julho/2018 até agosto/2020. Foi aluna voluntária em um projeto de extensão (pesquisa-ação) do IFSul - CaVG na área de Educação Ambiental. Atualmente, atua como voluntária do PIBID, dando continuidade em uma segunda etapa do projeto Herbário Virtual, agora de forma presencial, na mesma instituição estadual de ensino básico, tendo em vista a conclusão do projeto em abril de 2024. Atua também, como bolsista, em um projeto de Iniciação Científica, intitulado "Efeitos da aplicação de Azospirillum brasiliense no cultivo de mini-tomates" este, realizado na instituição de ensino IFSul-CaVG.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2421818643865848

Publicado

2024-03-13

Cómo citar

DUARTE, L. da C.; ROSO, L.; GALLI, L.; SILVA, F. T. da. Reflexiones sobre identidad y pertenencia a partir del análisis de los trabajos de conclusion del Curso Técnico en Medio Ambiente en los años 2015 a 2018. Revista Thema, Pelotas, v. 23, n. 1, p. 160–172, 2024. DOI: 10.15536/thema.V23.2024.160-172.2222. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2222. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Ciências Humanas