Reflexiones sobre identidad y pertenencia a partir del análisis de los trabajos de conclusion del Curso Técnico en Medio Ambiente en los años 2015 a 2018
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V23.2024.160-172.2222Palabras clave:
identidad, pertenencia, prácticas socioambientalesResumen
La investigación aborda reflexiones sobre identidad y pertenencia vinculadas a la educación ambiental en la realización de los Trabajos de Conclusión del Curso Técnico en Medio Ambiente en el Instituto Federal Sul Rio-Grandense, Campus Pelotas - Visconde da Graça (IFSul/CaVG). El análisis se realizó sobre trabajos del año 2015 al 2018. Este análisis se justifica con la intención de entender la educación ambiental como un área de conocimiento amplia y resultante del sentimiento de pertenencia y de nuestra identidad como seres vinculados al planeta. El objetivo general de la investigación fue verificar la evolución de los conceptos de educación ambiental, en el sentido físico (physis, naturaleza) y antroposociológico (cultura, sociedad). Como metodología se utilizó una investigación bibliográfica con enfoque cuali-cuantitativo en los 37 trabajos de finalización de carrera que tuvieron conceptos de educación ambiental y de estos, 31 contenían conceptos de identidad y pertenencia, por lo tanto el 83.79% de los trabajos estuvieron dentro de las propuestas de investigación.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.