Reflexões sobre identidade e pertencimento a partir da análise dos trabalhos de conclusão do Curso Técnico em Meio Ambiente nos anos de 2015 até 2018
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V23.2024.160-172.2222Keywords:
identity, belonging, socio-environmental practicesAbstract
The researches approaches the identity reflections and belonging linked to environmental education in the undergraduate thesis of the Technical Course in Environment at the Federal Institute of Rio Grande do Sul, Campus Pelotas Visconde da Graça, (IF Sul / CaVG. The analysis was carried out on the course conclusion papers from 2015 to 2018. This analysis is justified with the intention of understanding of the environment education as a wide knowledge area and resulting from the feeling of belonging and our identity as beings connected to the planet. The general objective of the research was to verify the evolution of the conceptions of anthroposociological (culture, society) sense. A bibliographic research with a qualitative and quantitative approach was used as methodology in the 37 end of course studies that had conceptions of environmental education and of these, 31 contained concepts of identify and belonging, therefore 83. 79% of the studies were within the research proposals.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.