Modelagem Matemática na Educação
um olhar por meio dos relatos apresentados nos EPMEM quanto ao nível de ensino, currículo e concepções adotadas
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.77-91.2198Resumen
O presente artigo tem como objetivo mostrar elementos das edições do Encontro Paranaense de Modelagem Matemática na Educação Matemática - EPMEM de 2012, 2014, 2016 e 2018 para examinar as seguintes questões: Em qual nível de ensino os trabalhos foram mais contemplados? Que concepções de Modelagem Matemática foram adotadas? Como se mostram nos relatos os conteúdos matemáticos trabalhados com relação ao currículo? Os dados foram coletados dos relatos de experiências apresentados e constantes dos anais dessas edições. O delineamento da pesquisa foi documental de natureza qualitativa interpretativa. Os resultados revelam o Ensino Superior como o nível de ensino com maior concentração de trabalhos desenvolvidos. As concepções de Modelagem mais adotadas pelos autores foram de Almeida, Silva e Vertuan, Barbosa, Bassanezi, Biembengut e Burak. Quanto aos conteúdos matemáticos e o currículo foi possível verificar que o currículo de forma cartesiana em maior parte não ampara o desenvolvimento de atividades de modelagem.
Palavras-chave: Modelagem Matemática; Educação Matemática; níveis de ensino; conteúdos curriculares.
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