Modelagem em uma concepção de Educação Matemática

elementos à construção de uma nova racionalidade

Autores

  • Laynara dos Reis Santos Zontini Instituto Federal do Paraná
  • Dionísio Burak Universidade Estadual do Centro-Oeste

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.796-817.2794

Resumo

Este artigo busca explicitar qual racionalidade sustenta e emerge das práticas que se fazem pelos pontos que constituem os fundamentos da Educação Matemática na concepção de Higginson (1980) e que se incorporam à Modelagem Matemática (MM) que segue esses mesmos pressupostos. Visualizamos a MM nessa perspectiva como uma das tendências metodológicas mais proeminentes para o ensino da Matemática, prioritariamente na Educação Básica. Para fundamentar a discussão, o texto traz subsídios da racionalidade técnica como sendo o principal modelo de formação de professores, pontuando e examinando algumas de suas principais características que podem explicar e trazer luz para a construção de uma nova racionalidade, a partir da Modelagem na concepção da Educação Matemática assumida para a formação de professores que atuam na Educação Básica. A partir disso, apresenta elementos que se mostram diferenciadores e promotores de uma nova racionalidade, baseada na visão sistêmica e na complexidade.

Palavras-chave: Educação matemática; modelagem matemática; complexidade.

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Publicado

2022-10-03

Como Citar

ZONTINI, L. dos R. S.; BURAK, D. . Modelagem em uma concepção de Educação Matemática: elementos à construção de uma nova racionalidade. Revista Thema, Pelotas, v. 21, n. 3, p. 796–817, 2022. DOI: 10.15536/thema.V21.2022.796-817.2794. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2794. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas

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