Do presencial ao online
características de comunidade aprendente em uma disciplina de mestrado em tempos de COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V20.Especial.2021.112-131.1960Resumen
Este estudo surgiu a partir do desejo de identificar características de uma comunidade aprendente em um componente curricular de um curso de mestrado que, em razão do momento pandêmico no qual vivemos, precisou ter modificada sua modalidade, passando de presencial para online. Dessa forma, o presente artigo caracteriza-se como um registro a contar da análise do percurso formativo de um grupo de professores matriculados em uma disciplina de mestrado em tempos de COVID-19. A turma era composta por 21 estudantes matriculados que, mesmo na modalidade remota, permaneceram em aula até o final, concluindo a disciplina. Assim, pretendemos construir respostas para a seguinte questão: Quais características de comunidade aprendente uma turma de mestrado apresenta ao passar de uma proposta presencial para o formato online? Para a realização da pesquisa empírica foi proposto um questionário eletrônico com 13 itens, desenvolvido na plataforma Google Forms®. O texto está embasado nas concepções teóricas de diferentes autores, trazendo o tratamento dos discursos do professor formador e dos mestrandos por meio de Análise Textual Discursiva. A pesquisa tem como objetivo compreender como um grupo de estudantes e seu professor se organizaram em uma comunidade aprendente, por meio das tecnologias digitais, em tempos de distanciamento social. Conclui-se que, possivelmente, essa modalidade de estudo venha a se tornar uma tendência na formação docente, uma vez que se mostra como uma capacitação embasada no diálogo, no compartilhamento de ideias e na investigação de práticas que podem transformar a realidade de estudantes e professores.
Palavras-chave: Comunidade aprendente; tecnologias digitais; distanciamento social.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.