Do presencial ao online

características de comunidade aprendente em uma disciplina de mestrado em tempos de COVID-19

Autores

  • Daiane Carina Almeida Volkart FURG - Universidade Federal de Rio Grande
  • Karlene Tatiana Kolling Univesidade Federal de Rio Grande - FURG
  • Marcus Eduardo Maciel Ribeiro Universidade Federal de Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V20.Especial.2021.112-131.1960

Resumo

Este estudo surgiu a partir do desejo de identificar características de uma comunidade aprendente em um componente curricular de um curso de mestrado que, em razão do momento pandêmico no qual vivemos, precisou ter modificada sua modalidade, passando de presencial para online. Dessa forma, o presente artigo caracteriza-se como um registro a contar da análise do percurso formativo de um grupo de professores matriculados em uma disciplina de mestrado em tempos de COVID-19. A turma era composta por 21 estudantes matriculados que, mesmo na modalidade remota, permaneceram em aula até o final, concluindo a disciplina. Assim, pretendemos construir respostas para a seguinte questão: Quais características de comunidade aprendente uma turma de mestrado apresenta ao passar de uma proposta presencial para o formato online? Para a realização da pesquisa empírica foi proposto um questionário eletrônico com 13 itens, desenvolvido na plataforma Google Forms®. O texto está embasado nas concepções teóricas de diferentes autores, trazendo o tratamento dos discursos do professor formador e dos mestrandos por meio de Análise Textual Discursiva. A pesquisa tem como objetivo compreender como um grupo de estudantes e seu professor se organizaram em uma comunidade aprendente, por meio das tecnologias digitais, em tempos de distanciamento social. Conclui-se que, possivelmente, essa modalidade de estudo venha a se tornar uma tendência na formação docente, uma vez que se mostra como uma capacitação embasada no diálogo, no compartilhamento de ideias e na investigação de práticas que podem transformar a realidade de estudantes e professores.

Palavras-chave: Comunidade aprendente; tecnologias digitais; distanciamento social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiane Carina Almeida Volkart, FURG - Universidade Federal de Rio Grande

Graduada em Biologia pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA (2006). Especialista em Gestão Educacional pelas Faculdades Integradas de Taquara – FACCAT (2009), Mestranda em Ensino de Ciências Exatas na Universidade Federal do Rio Grande – FURG (2019). Atualmente é analista administrativa na secretaria de graduação das Faculdades Integradas de Taquara – FACCAT, professora de ciências da Prefeitura Municipal de Taquara e coordenadora de projetos e eventos na Secretaria Municipal de Educação de Taquara/RS.

Karlene Tatiana Kolling, Univesidade Federal de Rio Grande - FURG

Licenciada em Pedagogia, especilista em Educação Infantil e mestranda em Ensino de Ciências Exatas

Marcus Eduardo Maciel Ribeiro, Universidade Federal de Rio Grande - FURG

Licenciado em Química e Doutor em Educação em Ciências e Matemática

Downloads

Publicado

2021-06-21

Como Citar

VOLKART, D. C. A.; KOLLING, K. T. .; MACIEL RIBEIRO, M. E. Do presencial ao online: características de comunidade aprendente em uma disciplina de mestrado em tempos de COVID-19. Revista Thema, Pelotas, v. 20, p. 112–131, 2021. DOI: 10.15536/thema.V20.Especial.2021.112-131.1960. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1960. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas