As principais contribuições das Teorias da Aprendizagem para à aplicação das Metodologias Ativas

Autores/as

  • Maria Luisa Cervi Uzun Faculdade de Tecnologia de Franca e Universidade de Franca

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V19.2021.153-163.1466

Resumen

Este artigo constitui-se em texto de revisão bibliográfica, que tem como objetivo fazer um levantamento sobre as principais contribuições de algumas teorias da aprendizagem para as metodologias ativas. No contexto de discussões sobre metodologias ativas, especialmente no ensino superior, o presente trabalho se faz necessário para situar esta metodologia com abordagens já sacramentadas no âmbito pedagógico. Discorremos este artigo pautado nas principais teorias da aprendizagem de John Dewey (1859-1952), Carl Rogers (1902-1987), Piaget (1923-1980), David Ausubel (1918-2008) e Vygotsky (1896-1934). Conclui-se que as teorias da aprendizagem dão suporte pedagógico à aplicação de um método ativo de ensino-aprendizagem fornecendo assistência contínua ao professor no que tange a cognição dos alunos.

Palavras-chave: Ensino Superior; Metodologias Ativas; Teorias da Aprendizagem.

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Publicado

2021-04-30

Cómo citar

CERVI UZUN, M. L. As principais contribuições das Teorias da Aprendizagem para à aplicação das Metodologias Ativas. Revista Thema, Pelotas, v. 19, n. 1, p. 153–163, 2021. DOI: 10.15536/thema.V19.2021.153-163.1466. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1466. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Ciências Humanas