Mapeamento da vulnerabilidade natural à contaminação das águas subterrâneas do município de Herval/RS

Autores

  • Ândria da Silva Pereira Instituto Federal de Educação, CIência e Tecnologia Sul-rio-grandense Câmpus Pelotas
  • Samanta Tolentino Cecconello Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Câmpus Pelotas. Praça Vinte de Setembro, 455, Pelotas/RS.
  • Luana Nunes Centeno Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V19.2021.179-191.1269

Palavras-chave:

Fragilidade, Águas subterrâneas, GOD, Herval/RS.

Resumo

As águas subterrâneas são uma alternativa o para abastecimento humano quando comparadas às águas superficiais, por apresentar melhor qualidade. O município de Herval/RS apresenta sua economia voltada para as atividades agrícolas e explora as águas subterrâneas para abastecimento da zona rural. O mapeamento da vulnerabilidade das águas subterrâneas permite identificar as áreas mais suscetíveis à contaminação do lençol freático devido as características intrínsecas do solo. Este estudo tem como objetivo a aplicação do método GOD para o mapeamento da vulnerabilidade natural à contaminação das águas subterrâneas para o município de Herval/RS. O grau de vulnerabilidade natural à contaminação das águas subterrâneas variou de insignificante a médio, onde os resultados com maiores índices representaram uma pequena parcela da área de estudo. O parâmetro grau de confinamento do método GOD, associado aos aspectos litológicos que também são aferidos através da metodologia foram determinantes para a obtenção dos resultados. Os resultados corroboram para o desenvolvimento das atividades agrícolas desenvolvidas no município de Herval/RS e servem como uma alternativa inicial à gestão de recursos hídricos subterrâneos.

Palavras-chave: Fragilidade; águas subterrâneas; GOD, Herval/RS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ândria da Silva Pereira, Instituto Federal de Educação, CIência e Tecnologia Sul-rio-grandense Câmpus Pelotas

Graduanda dp Curso Superior de Tecnologia em Saneamento Ambiental do IFSul Câmpus Pelotas.

Samanta Tolentino Cecconello, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Câmpus Pelotas. Praça Vinte de Setembro, 455, Pelotas/RS.

Mestra em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais pela UFPel. Docente dos Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão e Saneamento Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, Câmpus Pelotas.

Luana Nunes Centeno, Universidade Federal de Pelotas

Doutoranda em Recursos Hídricos pela UFPel.

Downloads

Publicado

2021-07-05

Como Citar

PEREIRA, Ândria da S.; CECCONELLO, S. T.; CENTENO, L. N. Mapeamento da vulnerabilidade natural à contaminação das águas subterrâneas do município de Herval/RS. Revista Thema, Pelotas, v. 19, n. 2, p. 179–191, 2021. DOI: 10.15536/thema.V19.2021.179-191.1269. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1269. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Engenharias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)