Singularities of Turnen in schools in Pelotas/RS (1880-1920)

Authors

  • Alice Beatriz Assmann Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Tuany Defaveri Begossi Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Janice Zarpellon Mazo Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3134

Keywords:

Physical Education, Gymnastics, Hygiene, German immigrants

Abstract

This historical investigation aims to understand the singularities of Turnen in schools in Pelotas from the 1880s to the 1920s. The state of Rio Grande do Sul stands out among the other states in Brazil with regard to Turnen. Apart from the capital, Porto Alegre, the city of Pelotas is a particular case in relation to Turnen in the state. With a regional bias, it focuses on a specific space and time, seeking to broaden the understanding of the process of introduction and diffusion of gymnastic methods in schools in Rio Grande do Sul. The categories of figurational analysis, by Norbert Elias, made it possible to identify approaches and distances from the codes established by Turnen's “good society”, associated with the intentions of school teaching.

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Author Biographies

Alice Beatriz Assmann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutora em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Ciências do Movimento Humano (UFRGS). Especialista em Jornalismo Esportivo (UFRGS). Graduada em Bacharelado e Licenciatura em Educação Física. Membro da Academia Olímpica Internacional. Atua, principalmente, nos seguintes temas: Estudos Socioculturais do Esporte e da Educação Física; Educação Física Escolar; História do Esporte e da Educação Física; Ginástica; Estudos Olímpicos e Paraolímpicos; Esportes Adaptados; Educação Física Inclusiva.

Tuany Defaveri Begossi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH), na linha de pesquisa Representações Sociais do Movimento Humano, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (2022). Mestra em Ciências do Movimento Humano pelo PPGCMH/ESEFID/UFRGS (2017). Bacharela em Educação Física pela ESEFID/UFRGS (2015). Licenciada em Educação Física pela ESEFID/UFRGS (2013). Professora de Educação Física na Escola Municipal de Ensino Fundamental Caetano Polesello (2020 - atual). Membro do Núcleo de Estudos em História e Memória do Esporte e da Educação Física (NEHME/UFRGS). Integrante do Observatório do Esporte Paralímpico e Esportes Surdos (OEPES/UFRGS). Integrante do Centro de Memória do Esporte (CEME/UFRGS). Associada ao Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Filiada à Associação Nacional de História (ANPUH). Filiada à International Society for the History of Physical Education and Sport (ISHPES). Membro pesquisador da Academia Paralímpica Brasileira (APB), braço científico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Atua e desenvolve atividades de pesquisa, ensino e extensão nas seguintes áreas: Estudos históricos e socioculturais das Práticas Corporais, do Esporte, da Educação Física, do Lazer, Esporte Paralímpico e Adaptado, Educação Física Escolar, Metodologias de pesquisa e de ensino da Educação Física e Formação de professores(as) de Educação Física.

Janice Zarpellon Mazo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professora Titular da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Coordenadora do Centro de Memória do Esporte (CEME) e do Observatório do Esporte Paralímpico e Esportes Surdos (OSPES) da UFRGS. Líder do grupo de pesquisa NEHME - Núcleo de Estudos em História e Memória do Esporte e da Educação Física. Desenvolve estudos históricos e socioculturais sobre esporte, educação física, esporte paralímpico; esporte adaptado para pessoas com deficiência (PCD) e para pessoas surdas.

Published

2025-09-27

How to Cite

ASSMANN, A. B. .; BEGOSSI, T. D.; MAZO, J. Z. Singularities of Turnen in schools in Pelotas/RS (1880-1920). Revista Thema, Pelotas, v. 24, n. 2, p. 1–17, 2025. DOI: 10.15536/revistathema.24.2025.3134. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3134. Acesso em: 7 dec. 2025.

Issue

Section

Ciências Humanas

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